facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: Serviços e indústrias puxam PIB de São Paulo
Notícias Veja mais
Serviços e indústrias puxam PIB de São Paulo - 31/07/2013

Ampliação do aeroporto internacional de Guarulhos: economia do Estado de São Paulo teve crescimento de 2,2% em maio deste ano.

Ampliação do aeroporto internacional de Guarulhos: economia do Estado de
São Paulo teve crescimento de 2,2% em maio deste ano.

O Produto Interno Bruto (PIB) mensal do Estado de São Paulo apresentou alta de 2,2% em maio deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo informou ontem a Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados). 
 
A expansão registrada foi influenciada, principalmente, pelos resultados positivos dos serviços (2,1%) e da indústria (1,4%). A agropecuária, por outro lado, caiu 1,9%. Um mês antes, o PIB do Estado de São Paulo havia registrado alta de 5,2%, também na comparação anual.
 
Já na comparação com abril deste ano, o PIB de maio apresentou ligeira queda, de 0,3%. Contribuíram para o resultado a retração da indústria (2,3%) e o comportamento estável dos serviços e da agropecuária. No acumulado do ano, de janeiro a maio, a economia paulista apresentou taxa de crescimento de 1,9%. No acumulado dos últimos 12 meses, houve alta de 1,7%. 
 
"O PIB estadual é fortemente dependente das diretrizes nacionais de política econômica e representa um terço do PIB brasileiro e se correlaciona com este, a despeito de suas características específicas", explica a Seade.
 
Commodities – Enquanto o PIB nacional mostra uma grande dependência de influência das commodities, a economia paulista caracteriza-se por ser mais industrializada e integrada ao mercado interno. Concentra 42% da indústria de transformação brasileira e cadeias produtivas de maior nível tecnológico, com produtos a preços mais estáveis, diretamente atrelados ao incremento de produtividade e estratégias de diferenciação de produtos.
Diário do Comércio
Calendário de eventos
Abril