facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: País basco traz missão comercial
Notícias Veja mais
País basco traz missão comercial - 27/09/2012

O vice-presidente Luiz Roberto Gonçalves recebeu os visitantes, com representantes de 31 empresas. - L.C.Leite/LUZEm tempos de intensificação do modelo de economia globalizada, o estreitamento das relações entre países de culturas próximas é importante para o desenvolvimento de parcerias comerciais. Este é o objetivo da Delegação Institucional da Província de Bizkaia, localizada no território basco, na Espanha, e de sua capital, Bilbao. A meta é trocar informações para que as 31 empresas que fazem parte da missão que visita São Paulo pela primeira vez intensifiquem as negociações com empreendedores paulistas nos campos da energia, informática e indústria automobilística.

A iniciativa é da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), através da SP Chamber of Commerce, e da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Relações Internacionais. Durante a visita realizada na segunda-feira, a delegação apresentou representantes de sua indústria e conheceu a estrutura da ACSP. O vice-presidente Luiz Roberto Gonçalves explicou que a missão da entidade é aproximar empresas e países para iniciar relações comerciais. Ele apresentou a ACSP e sua parceira Boa Vista Serviços (BVS), com seu banco de dados de informações sobre crédito.

Segundo Imanol Pradales, secretário de Promoção Econômica de Bizkaia, a delegação tem também o objetivo de trazer ao Brasil empresas de pequeno e médio portes que desejam se internacionalizar. "Escolhemos São Paulo pela sua importância econômica e estratégica na América Latina, pois estamos em fase de expansão de nosso parque industrial. Assim, queremos trabalhar com empresas brasileiras do ramo comercial e tecnológico", disse.

José Luis Gil, coordenador da área internacional da Câmara de Comércio de Bilbao, lembrou que as indústrias de sua região contam com estrutura para receber parceiros nas áreas de ferramentas e máquinas, automobilística, aeronáutica, além da atuação em biotecnologia, petróleo e tratamento de água. Além disso, a segunda maior feira européia de máquinas e ferramentas é realizada em Bilbao (a primeira acontece em Milão), que conta com cerca de 1 milhão de habitantes.

Perspectivas – Para explicar à delegação estrangeira as ações da ACSP para expandir as relações internacionais de empreendedores brasileiros, a vice-coordenadora da Comissão de Comércio Exterior da entidade, Rita de Cássia Campagnolli, apresentou o conselho criado para enfrentar as dificuldades burocráticas que surgem por conta da legislação federal brasileira.

Segundo ela, seu objetivo é auxiliar tanto as empresas brasileiras que desejam exportar bens e serviços quanto as estrangeiras que querem se instalar aqui.

Estas iniciativas da ACSP e do setor privado contribuem para o desenvolvimento da cidade de São Paulo e do Estado. Guilherme Mattar, secretário adjunto de Relações Internacionais da Capital paulista, lembrou que estes acordos são sempre importantes para que se possam garantir políticas públicas de incentivo.

Diário do Comércio
Calendário de eventos
Abril