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Córdoba quer negociar mais com SP - 23/08/2012

Luiz Roberto Gonçalves (à dir.), vicepresidente da ACSP, recebe o governador de Córdoba, José Manuel da la Sota (primeiro à esq.).

O vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) Luiz Roberto Gonçalves recebeu ontem a visita do governador de Córdoba, segunda província mais importante da Argentina, José Manuel da la Sota, acompanhado de 20 empresários da região, além do presidente da Câmara de Comércio Argentino Brasileira de São Paulo (CAMARBRA), Alberto Alzueta.

O governador da província está na cidade de São Paulo para participar da inauguração do Centro de Negócios de Córdoba, escritório que vai funcionar nas instalações da CAMARBRA.

A província argentina de Córdoba, com 3,5 milhões de habitantes e dez universidades, se destaca no setor de alimentos, autopeças, informática e na fabricação de máquinas agrícolas. De acordo com informações do governador, a região responde por 70% de toda a produção de máquinas da Argentina. "Sabemos que São Paulo é a locomotiva do progresso e queremos embarcar nesse trem", brincou o governador, depois de convidar os empresários brasileiros, por meio da Associação Comercial, a conhecerem os produtos exportáveis da região.

A província, que no ano passado recebeu 5 milhões de turistas, também vem se tornando uma referência na área tecnológica. Mais de 150 companhias atuam nesse setor e o governo investe fortemente na capacitação de profissionais. A empresa norte-americana de aparelhos celulares Motorola foi a primeira a chegar na província, há 12 anos. Em seguida, a também norteamericana Intel, de tecnologia, se instalou na região.

De acordo com José Manuel de la Sota, os estudantes que ingressam na universidade ganham uma bolsa equivalente a R$ 600. "O maior capital da indústria de software é a inteligência. Por isso investimos na capacitação de profissionais", declarou o governador de Córdoba.

O vice-presidente da Associação Comercial, Luiz Roberto Gonçalves, agradeceu a visita e informou que o departamento de comércio exterior da ACSP vai providenciar a elaboração de uma lista de produtos fabricados no Brasil e que podem despertar o interesse de empresários da região. O mesmo trabalho será feito do lado da província argentina. "É preciso buscar oportunidades dos dois lados para estreitar as relações comerciais com nossos vizinhos", afirmou Gonçalves.

Hoje, os empresários cordobenses participam de um seminário com diretores da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), na Capital paulista, também para buscar oportunidades de negócios.

Sílvia Pimentel - Diário do Comércio
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