facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: Grupo de trabalho Mercosul-Venezuela
Notícias Veja mais
Grupo de trabalho Mercosul-Venezuela - 06/08/2012

venezuela

A incorporação plena da Venezuela ao Mercosul, ocorrida no último dia 31 de julho, por ocasião da cúpula extraordinária dos países do bloco, em Brasília, além do aspecto político do fato, tem outras repercussões de caráter prático.

Assim, no campo econômico e de negócios, tem-se a questão da convergência do Imposto de Importação à tarifa pratica pelos países do Mercosul e também o documento que comprova a nacionalidade dos produtos transacionados, conhecido por Certificado de Origem.

Informa-se que, a partir do final de agosto, um grupo de trabalho terá 180 dias para definir um cronograma de adequação da Venezuela ao Mercosul (tarifas aduaneiras), podendo o prazo ser prorrogado por mais 180 dias.

Nesse sentido, não há previsão para qualquer alteração nos acordos comerciais e normas de origem vigentes para a emissão do Certificado de Origem que amparam exportações para a Venezuela.

Em face do esperado incremento nos negócios, veja em nossa Biblioteca um estudo realizado pela ApexBrasil, em 2011, sobre o perfil e oportunidades comerciais da Venezuela.

Calendário de eventos
Abril