Cinco das dez primeiras posições no ranking BrandZ, das 50 marcas mais valorizadas da América Latina, são brasileiras. A Petrobras é a primeira delas, com valor de US$ 10,5 bilhões. Em segundo ficou a mexicana Telcel, com US$ 8,44 bilhões e em terceiro e quarto lugares dois bancos brasileiros: Bradesco (US$ 6,69 bilhões) e Itáu Unibanco (US$ 6,60 bilhões). Embora com a ressalva de que ainda há um longo caminho a percorrer, Valkiria Garré, diretora da consultoria Millward Brown no Brasil, responsável pela edição do ranking, diz que há um movimento interessante de valorização de marcas nos últimos dois anos. “A Natura e a Skol, por exemplo, não perderam valor, mesmo com a crise global”, nota ela. O gerente regional da Comunicação Institucional da Petrobras em São Paulo, Diego Pila, ressalta que, aos 59 anos, a Petrobras é bem reconhecida e estruturada. “Agora nosso desafio é competir com marcas globais”, disse. Esta é a primeira edição do ranking exclusiva para a América Latina. O estudo foi feito com base em entrevistas com mais de 2 milhões de consumidores em mais de 30 países e analisou mais de 50 mil marcas.
As 50 Marcas Mais Valiosas em 2012
Ranking 2012
Categoria Marca Valor da marca em 2012 (US$ bi)
Energia Petrobras (BR) 10,560
Provedor de Comunicação Telcel (MX) 8,449
Instituição Financeira Bradesco (BR) 6,690
Instituição Financeira Itaú Unibanco (BR) 6,606
Provedor de Comunicação Comcel (CLB) 5,513
Varejo Falabela (CH) 5,263
Cerveja Corona (MX) 5,114
Cerveja Skol (BR) 4,698
Instituição Financeira Banco do Brasil (BR) 4,574
Provedor de Comunicação Claro (MX) 4,336
- Bolsonaro to promote 'new Brazil' at Davos
- Brazil Is Back in the Game, Bolsonaro Will Tell Davos Investors
- Six Tips for Working with Emerging Market Data
- Pacific Alliance and Mercosur start plans for free trade agreement
- Singapore and Mercosur start free trade talks
- Anatomia hi tech da Csamek
- Nexa garimpa talentos
- O Café do Cerrado quer mais
- A Austrália chama
- Uma ponte para os negócios entre os EUA e o Brasil