facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: Parabéns Porto de Santos
Notícias Veja mais
Parabéns Porto de Santos - 03/02/2017

 

Listado entre os maiores em movimentação de cargas na América Latina, o Porto de Santos inaugurado em 1892, também iniciou uma nova fase para a vida da cidade de Santos e do Estado de São Paulo, sendo fundamental para a exportação brasileira de café e outras culturas. Inaugurado com apenas 260 m de cais, o porto que recebeu navios que trouxeram imigrantes de diversos países a São Paul, completa essa semana 125 anos de existência.

Ao longo de sua existência, o complexo foi palco de grandes paralisações, como a de março de 1980 – considerada a maior greve trabalhista do porto – quando 25 mil trabalhadores portuários cruzaram os braços por cinco dias em busca de melhores salários. Ferrovias suspenderam carregamentos, caminhões causaram enormes congestionamentos, operações de mais de 40 navios foram interrompidas e mais de 35 mil trabalhadores de 24 categorias cruzaram os braços. A parada causou grandes prejuízos à economia do país.

Mas não só de “más” lembranças vivem o porto, os anos de 1955 a 1968 são marcados pelo incremento na movimentação de derivados de petróleo, em função do surgimento das refinarias Presidente Bernardes (Cubatão) e União (Capuava). Os granéis líquidos acabaram dominando o tráfego do porto santista, tendo o petróleo e seus subprodutos causado um incremento de 98% na tonelagem movimentada em Santos.

Se os granéis líquidos tinham em 1950 uma participação de pouco mais de 24% no movimento geral, em 1957 esta já era de 47,73% e, em 1963, de 60,66%. Ao mesmo tempo, a diversificação de cargas aumentou com o incremento da industrialização do país e particularmente de São Paulo.

De acordo com a Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) – criada no final de 1980 – da fundação oficial até hoje, o Porto de Santos movimentou mais de um bilhão de toneladas de diversos tipos de cargas. Só para o ano de 2017, são previstos 120,6 milhões de toneladas, maior que o recorde anterior de 119,9 milhões, atingido em 2015.

De acordo com o diretor presidente da Codesp, Alex Oliva, a projeção que o Porto de Santos alcançou nos cenários nacional e internacional ao longo desses anos, “dá motivos de sobra para comemorar esta data com toda a comunidade da Baixada Santista”.

A ABTP (Associação Brasileira dos Terminais Portuários) também saudou os 125 anos do complexo portuário, destacando-o como principal porta do comércio externo do País, que passa mais de um quarto da movimentação da balança comercial brasileira. “É o porto mais movimentado da América Latina e conta com uma estrutura considerada a mais moderna no Brasil. O Porto de Santos é, portanto, exemplo do quanto os portos são importantes para a inserção do Brasil na economia mundial, para a geração de riqueza e empregos”, disse em comunicado.

No momento em que o País busca e deseja soluções para a retomada do crescimento e desenvolvimento sustentável do país, a Associação destaca que é preciso ter “um olhar atento sobre a história do Porto de Santos, que nos mostra como uma reorientação das políticas a favor da livre iniciativa e uma política portuária liberalizante e pragmática são fundamentais e urgentes”.

O Guia Marítimo também parabeniza o complexo por todos esses anos de trabalho, pelo seu compromisso e desenvolvimento e por ser a porta de entrada do progresso para a cidade de Santos, ajudando no seu crescimento e na qualidade de vida de seus moradores.

Guia Marítimo
Calendário de eventos
Abril