facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: Carne brasileira nos EUA
Notícias Veja mais
Carne brasileira nos EUA - 17/10/2016

 

Carregados de carne bovina in natura, os containers da JBS desembarcaram no fim da semana passada na Filadélfia, estado da Pensilvânia (EUA), depois de seguirem a bordo de um navio da Hamburg-Süd que zarpara em 23 de setembro no porto catarinense de Itapoá.

Trata-se da primeira grande remessa do produto brasileiro a pisar em solo americano, após acordo firmado entre as duas nações no Comitê Consultivo Agrícola Brasil-Estados Unidos, em 29 de julho deste ano. O acordo permite ao Brasil condições de disputar espaço na cota anual de 64,8 mil toneladas que os EUA se dispõem a importar anualmente.

O plano da JBS é embarcar, em média, dez containers por semana, chegando a 100 unidades por mês, a partir do primeiro semestre de 2017.

A liberação do mercado dos Estados Unidos para esta finalidade é vista como um marco histórico na pecuária brasileira. “Hoje marcamos um avanço significativo e rompemos um paradigma de décadas enfrentado pelo Brasil e pela JBS, maior exportadora mundial de carne bovina in natura", comenta Miguel Gularte, Presidente da JBS Mercosul. "O carregamento de 25 toneladas a partir da unidade de Campo Grande (MS), representa a primeira chegada significativa da carne no mercado americano".

A grande importância da liberação, segundo Gularte, são os elevados padrões de segurança dos alimentos exigidos pelos EUA para entrada no mercado de importação. "A participação da JBS neste mercado é estratégica, pois abre-se uma nova fronteira às exportações de carne bovina in natura, não apenas para os EUA, mas também para outros mercados que seguem os mesmos padrões em relação às exigências sanitárias”, afirmou o executivo. 

O United States Department of Agriculture (USDA) anunciou a habilitação de quatro plantas da JBS para as exportações: Naviraí (MS), Campo Grande II (MS), Andradina (SP) e Lins (SP). O Brasil é o maior exportador de carne bovina in natura do mundo (19%), com vendas de US$ 6 bilhões no ano passado, das quais 78% foram carne in natura. O país é também o segundo maior produtor, e quarto maior do mercado consumidor de carne no mundo.

Para conhecer mais detalhes da operação da JBS, acesse a revista Especial Guia Marítimo | Agrobusiness.

 

Guia Marítimo
Calendário de eventos
Abril