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MDIC lança ferramentas de apoio à exportação de serviços - 30/05/2014

A Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (SCS/MDIC) lançou ontem um conjunto de instrumentos de apoio às exportações brasileiras de serviços. Os lançamentos foram feitos durante o 5º Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços (Enaserv 2014).

Segundo o secretário da SCS, Humberto Ribeiro, o objetivo é oferecer ferramentas para ajudar os potenciais exportadores de serviços a definirem as melhores estratégias e mercados. "As informações também podem auxiliar o governo na tomada de decisões e na elaboração de políticas públicas para o setor", explica.

De acordo com dados da Organização Mundial do Comércio, de 2003 a 2013, houve crescimento de 150% das exportações mundiais de serviços. No mesmo período, o crescimento das exportações brasileiras foi de 292%, quase o dobro da média mundial.

Produtos lançados pelo MDIC no Enaserv:

Guia básico para exportação de serviços

É o primeiro produto do tipo lançado no país. Contém orientações básicas sobre os conceitos e orientadores do comércio exterior de serviços no Brasil, explica como fazer um planejamento estratégico para exportação de serviços e detalha os mecanismos de apoio à exportação de serviços e intangíveis.

O material ainda possui informações de suporte à exportação de serviços e documentos necessários à exportação, além de listar as instituições, como o MDIC, que podem oferecer apoio ao potencial exportador. Todo o levantamento foi preparado pela Secretaria de Comércio e Serviços do ministério e pode ser consultado no site do MDIC.

Pesquisa para identificar entraves à ampliação das exportações de serviços

O levantamento da SCS será feito junto a empresas brasileiras, exportadoras e potenciais exportadoras de serviços e intangíveis. Também serão consultadas empresas do setor terciário com presença comercial no exterior.

O objetivo da pesquisa é conhecer o perfil das empresas exportadoras e com potencial para exportação, identificar as limitações dos mecanismos públicos de apoio ao comércio exterior para o setor de serviços, entraves no Brasil à exportação de serviços e obstáculos nos mercados externos.

Estatísticas do Siscoserv

As estatísticas preliminares do Siscoserv foram divulgadas hoje, durante o Enaserv. A partir de agosto deste ano serão consolidadas as estatísticas oficiais, que passarão a ser divulgadas com periodicidade a ser definida.

Lançado pelo Governo Federal no âmbito do Plano Brasil Maior, o Siscoserv é a ferramenta oficial de registro de todas as operações de exportação e importação de serviços e intangíveis realizadas por empresas situadas no Brasil. Desde a sua implantação, foram registradas mais de 6,5 milhões de operações.

A divulgação das estatísticas do programa objetiva aprimorar as ações de estímulo, formulação, acompanhamento e aferição das políticas públicas relacionadas a serviços e intangíveis. O Governo ainda espera que o levantamento possa orientar as estratégias empresariais de comércio exterior de serviços e intangíveis dos exportadores e das instituições públicas ligadas ao setor.

Perguntas frequentes do Siscoserv

Levantamento da Secretaria de Comércio e Serviços que reúne mais de 100 perguntas frequentes, com respostas, de usuários do Siscoserv. Permite aos usuários do sistema uma consulta direta, por assunto de interesse, que remete ao trecho do Manual Informatizado de cada Módulo do Sistema.

Negócios em Serviços - Brasil e os Países da Copa 2014

O "Perfil dos Negócios em Serviços - Brasil e os Países da Copa do Mundo 2014" é um levantamento das relações comerciais, em serviços, que o Brasil mantém com países que participam da Copa do Mundo 2014. São, ao todo, 31 países parceiros, de todos os continentes, que compõem um quadro de negócios consolidados e potenciais com o Brasil, nos mais diversos setores econômicos.

O material é um dos primeiros resultados das possibilidades de inteligência comercial a partir de dados agregados gerados pelo Siscoserv e pode apoiar os exportadores de serviços nas decisões e na identificação de oportunidades e mercados, além de servir como fonte para a construção de políticas públicas para o segmento.

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