facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: ACSP e Unesp: unidas pelos exportadores
Notícias Veja mais
ACSP e Unesp: unidas pelos exportadores - 09/05/2014

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) firmaram convênio com a Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), que faz parte da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), e com a Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf), pelo qual os associados das duas primeiras terão acesso a programas de capacitação à exportação.

O convênio tem validade de 12 meses e a cerimônia de assinatura foi presidida pelo vice-presidente da ACSP, Roberto Ticoulat, e pelo coordenador geral do projeto Exporta, São Paulo, José Cândido Senna. O presidente da ACSP e da Facesp, Rogério Amato, foi representado pelo Chefe de Gabinete, Carlos Nabil Ghobril.

No início do encontro, Senna ressaltou a importância do acordo para dar continuidade às ações do projeto de capacitação do Exporta, São Paulo, que desde seu início, há dez anos, já atraiu 3,5 mil empreendedores. "Há espaço para crescer, pois a base de exportadores que atuam em São Paulo atinge a marca de 7,9 mil e nossa meta é ampliar este universo", explicou Senna.

Roberto Ticoulat, presidente do Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx), que faz parte da ACSP, ressaltou o trabalho da entidade no estímulo aos micro, pequenos e médios empreendedores para exportar e para se internacionalizar e a superar as dificuldades que eles enfrentam em razão da complexa legislação brasileira.

Segundo ele, é importante ressaltar o papel das empresas comerciais exportadoras e importadoras que facilitam o acesso destes empresários ao mercado internacional através dos processos de adaptação de seus produtos e de prospecção de campos de atuação.

Essas dificuldades poderão ser enfrentadas e superadas através deste acordo, na opinião do diretor presidente da Fepaf, Edson Luiz Furtado. Para ele, a integração entre o setor acadêmico e a iniciativa privada trará benefícios tanto para os empreendedores quanto para os alunos das instituições envolvidas.

A expectativa da ACSP e dos novos parceiros é ampliar estas iniciativas a médio e longo prazos, já que todas as instituições envolvidas poderão atuar com o auxílio da estrutura da Facesp, que atua em todo o estado de São Paulo.

Seu superintendente, Natanael Miranda dos Anjos, lembrou que esta é uma ocasião muito especial, pois será um processo de integração entre o setor acadêmico e a iniciativa privada para aumentar a atividade econômica paulista. Esta união, disse João Cury Saad, diretor da FCA, mostra que a universidade está alcançando um grau de maturidade e que consegue devolver à sociedade tudo o que esta investiu em educação.

Diário do Comércio
Calendário de eventos
Abril