facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: EUA: previsão de crescimento moderado para o trimestre.
Notícias Veja mais
EUA: previsão de crescimento moderado para o trimestre. - 07/11/2013
A economia dos Estados Unidos deve continuar crescendo em ritmo moderado no terceiro trimestre, apostam os economistas. Consumo mais fraco, setor imobiliário desacelerando e os efeitos negativos dos cortes de gastos públicos estão entre os fatores que devem levar o país a ter expansão do PIB no terceiro trimestre de apenas 2%, em números anualizados, de acordo com a média das previsões de Wall Street – ainda assim, um percentual bem razoável. Se essa previsão se confirmar, e o PIB desacelerar na comparação com os 2,5% do segundo trimestre, os economistas ressaltam que será mais um fator para levar o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) a adiar a redução dos estímulos monetários para o começo de 2014. Já uma surpresa no número, como espera o Deutsche Bank, que prevê expansão de 3%, pode aumentar a probabilidade de mudanças na reunião de dezembro. Mas isso, ao que tudo indica, é improvável.
 
Por conta do fechamento do governo por 16 dias em outubro, que atrasou a divulgação de indicadores econômicos, a previsão para o PIB do terceiro trimestre entre os diversos bancos tem maior disparidade que em outros momentos. Assim como o Deutsche aposta em expansão de 3%, há bancos esperando retração de 0,1% na economia.
 
A economista do TD Bank, Ksenia Bushmeneva, espera desaceleração da atividade e culpa o crescimento fraco do consumo e a política fiscal. O ritmo menor de criação de postos de trabalho se traduz em menor renda para as famílias, com impacto direto na decisão de consumo. Além disso, destaca, como o próprio Federal Reserve reconheceu no comunicado de sua última reunião de política monetária em outubro, o setor imobiliário desacelerou, em meio ao aumento dos custos para se fazer hipotecas.
 
Já o economista da gestora AllianceBernstein, Joseph Carson, está um pouco mais otimista, mas diz esperar um crescimento "modesto" da economia, na casa dos 2,5% no terceiro trimestre. Para ele, a política fiscal e as incertezas geradas por ela têm impedido uma maior aceleração dos EUA este ano. Com isso, a economia tem se expandido abaixo do potencial e este ritmo deve continuar na reta final de 2013. A paralisação do governo e todo o impasse fiscal deve custar 0,5 ponto porcentual do PIB do quarto trimestre, calcula Carson. 
 
Já a equipe de economistas do Wells Fargo projeta um crescimento menor para o PIB do terceiro trimestre, de 1,8%. Isso porque os analistas do banco ainda veem os efeitos dos cortes automáticos de gastos públicos afetando a atividade. 
 
Diário do Comércio
Calendário de eventos
Abril