facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: Azevedo fará apelo ao G-20 pelo comércio
Notícias Veja mais
Azevedo fará apelo ao G-20 pelo comércio - 30/08/2013

O novo diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (QMC), o brasileiro Roberto Azevedo, nem bem vai assumir seu cargo na entidade na próxima segunda-feira e já embarca para a cúpula do G-20 na Rússia, onde vai fazer um apelo aos líderes globais: não abandonem o sistema multilateral.

Azevedo foi eleito em maio com um amplo apoio de países emergentes e é o primeiro brasileiro a assumir o cargo, Mas terá um "batizado" dos mais complicados na cúpula, nos dias seguintes a sua posse. O brasileiro deverá se reunir com vários lideres e seu recado deve ser em forma de apelo pela preservação do sistema multilateral do comércio, hoje em crise aberta.

Azevedo vai dizer que não é hora de os governos abandonarem o multilateralismo. Ele pedirá que se dê tempo a um projeto mais amplo, pedido que também deve ser feito ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Ele também deve alertar para o impasse na Rodada Doha e pedir apoio para os trabalhos até a conferência ministerial no fim do ano, em Bali.

Diante de uma agenda, carregada e com a Síria dominando o cenário internacional, o comércio deve receber pouca atenção dos líderes das maiores economias do mundo. Se Azevedo tem reuniões já marcadas com alguns dos chefes de Estado, com outros a conversa será mesmo nos corredores da cúpula.

Nas últimas semanas, o início das negociações para um acordo de livre comércio entre os Estados Unidos e a Europa passou a dominar as atenções das diplomacias de ambos os lados do Atlântico. O temor de países  menores é que o acordo entre a primeira e a segunda maior economia do mundo signifique a marginalização da OMG do cenário internacional.

O Estado de S. Paulo
Calendário de eventos
Março