facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: Mais 12 terminais privados nos portos
Notícias Veja mais
Mais 12 terminais privados nos portos - 07/08/2013

Terminal em Santos: dez contratos irão a leilão, no primeiro lote de licitações da nova Lei dos Portos.

Terminal em Santos: dez contratos irão a leilão, no primeiro lote de licitações da nova Lei dos Portos.

A Secretaria de Portos abriu ontem o processo para a instalação e operação de mais 12 terminais de uso privado (TUPs) e ampliação de duas áreas já existentes, totalizando 5 bilhões de reais em investimentos previstos em três anos. 
 
É o segundo anúncio feito pela secretaria para construção de terminais privados dentro do novo marco regulatório do setor portuário, para ampliar a infraestrutura do país com redução de custos. O primeiro ocorreu em julho, quando foi divulgada a instalação de 50 terminais a serem operados pela iniciativa privada, com estimativa de investimento de R$ 11 bilhões.
 
A partir do anúncio, outras empresas interessadas em operar em alguma das áreas têm 30 dias para se manifestarem. Se houver mais de um interessado, haverá processo seletivo.
 
Dos 12 terminais de uso privado anunciados ontem, o maior está previsto para a cidade de Linhares, no Espírito Santo, para armazenagem e movimentação de minério. A empresa Manabi Logística pretende investir 2 bilhões de reais na área.
 
A região Sudeste terá um segundo terminal de pequeno porte no Rio de Janeiro para uso no setor de turismo, estimado 3,5 milhões de reais. Também é a região da ampliação de outros dois terminais já em atividade, um no Rio de Janeiro, operado pela Brasfels, e outro em Cubatão (SP), operado pela Ultrafértil.
 
Outros seis empreendimentos serão instalados na região Norte, representando 346 milhões de reais em investimentos. O Centro-Oeste contará com 3 terminais, totalizando 26 milhões de reais. Já a região Sul contará com um empreendimento, que exigirá de 316 milhões de reais.
 
As empresas que forem autorizadas a instalar os terminais terão prazo de 3 anos para realizar o investimento e começar a operar, sob risco de perderem a autorização.
 
Por outro lado, minutas dos contratos das relicitações de terminais nos portos organizados de Santos (SP) e no Estado do Pará serão divulgadas na sexta-feira, informou o ministro da Secretaria de Portos, Leônidas Cristino. Segundo o ministro, 52 terminais estão em análise pelo governo, 26 em Santos e 26 no Pará. No entanto, 10 contratos irão a leilão em Santos e 21 no Pará.
 
Os terminais vão compor o primeiro lote de licitações abertas sob a nova lei, que prevê concorrência para escolher as empresas que receberão concessões e arrendamentos dentro dos portos organizados. Em linhas gerais, a Lei dos Portos classifica os terminais dentro de portos organizados, como Santos e Paranaguá, como "públicos", e os terminais fora dessas áreas estratégicas como "privados", abolindo a distinção sobre carga própria e carga de terceiros.
 
O primeiro lote, que deverá incluir a relicitação de áreas onde já há operações, deverá ter os editais publicados no fim de setembro ou início de outubro.
 
Diário do Comércio
Calendário de eventos
Março