A cachaça brasileira Ypióca começou a dar lucro para os novos donos. O balanço da inglesa Diageo, que comprou a companhia cearense por R$ 900 milhões em 2012, mostra que a Ypióca adicionou um lucro de 3 milhões de libras (cerca de R$ 10 milhões), à Diageo nos seis primeiros meses do ano. Apesar do bom resultado, a empresa reclama que, com a economia mais lenta, brasileiros estão bebendo menos.
O principal ingrediente da caipirinha é a segunda bebida alcoólica mais vendida no Brasil, atrás apenas da cerveja. Com a aquisição da Ypióca, a Diageo quer entrar com força no segmento de cachaças e aproveitar a sinergia com suas outras marcas, como Johnnie Walker, Smirnoff e a cerveja Guinness.
Um ano após fechar o negócio, a empresa anunciou que a Ypióca já foi incluída no balanço mundial da empresa e faturou 58 milhões de libras ou cerca de R$ 200 milhões no primeiro semestre deste ano.
Há alguns dias, a cachaçaria começou no Brasil uma nova campanha publicitária com o ator americano John Travolta. O plano é revitalizar a marca e o consumo da cachaça, que perdeu espaço nos últimos anos para bebidas consideradas mais nobres, como uísque e vodca.
Apesar do primeiro lucro da Ypióca, a Diageo citou que as vendas gerais da empresa no Brasil desaceleraram no primeiro semestre. Na apresentação aos investidores feita na quarta-feira, 31 de julho, em Londres, o presidente da empresa, Ivan Menezes, comentou que foi registrado "enfraquecimento do crescimento na Ásia e desaceleração no Brasil".
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