facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: Aliança do Pacífico anuncia acordo de redução tarifária
Notícias Veja mais
Aliança do Pacífico anuncia acordo de redução tarifária - 27/05/2013

A Aliança do Pacífico, bloco econômico formado por Chile, Colômbia, México e Peru, aprovou uma "redução tarifária de todo o universo de bens", informou ontem o presidente colombiano, Juan Manuel Santos.

A entidade encerrou ontem uma reunião de cúpula em Cali, na Colômbia, na qual Santos assumiu a presidência rotativa do bloco.

"Instruímos que se conclua a redução tarifária de todo o universo de bens e que ao menos 50% tenham taxa zero desde a entrada em vigência de um acordo, no próximo 30 de junho", afirmou Santos na coletiva de imprensa final da reunião.

O acordo ainda deve passar pelos Legislativos dos países antes de entrar oficialmente em vigor.

O grupo, que conta com 209 milhões de pessoas e responde por 50% do comércio interno da América Latina, surge como uma zona de livre-comércio paralela ao Mercosul na região.

O bloco aprovou, ainda, a entrada da Costa Rica como membro pleno.

A reunião de cúpula da Aliança, criada em junho do ano passado, contou pela primeira vez com a participação ativa dos países observadores, entre os quais Uruguai, Paraguai e Espanha. O premiê espanhol, Mariano Rajoy, definiu o bloco como "um passo em direção ao progresso" da região.

Folha de S.Paulo
Calendário de eventos
Janeiro
  • 27
    ICOMPLAST & IRUBEXPO VIRTUAL...
    O setor de borracha e plástico do Sri Lanka organizou a primeira...