facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: Para Dilma, eleição dará impulso ao comércio global
Notícias Veja mais
Para Dilma, eleição dará impulso ao comércio global - 08/05/2013

O Ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse que a eleição de Roberto Azevêdo para a Direção-Geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) reflete uma "ordem mundial em transformação" em que países emergentes demonstram capacidade de liderança. Ele lembrou que Azevêdo será o primeiro representante egresso do Hemisfério Sul com mandato pleno na direção da OMC. O primeiro desafio de Azevêdo, disse ele, é preparar a reunião ministerial de Bali, que ocorre no fim do ano, e "todo o trabalho preparatório para tentar ressuscitar a Rodada Doha".

Em nota, a presidente Dilma Rousseff afirmou que, ainda sob efeitos da crise financeira internacional iniciada em 2008, caberá à OMC nos próximos anos dar um "novo, equilibrado e vigoroso impulso" ao comércio mundial. "Ao apresentar o nome do embaixador Azevêdo para essa alta função, o Brasil tinha claro que, por sua experiência e compromisso, ele poderia conduzir a organização na direção de um ordenamento econômico mundial mais dinâmico e justo", disse a presidente, no texto.

Segundo Patriota, o candidato brasileiro demonstrou capacidade de liderança "significativa e inequívoca". "Sem dúvida esta é uma vitória do Brasil, mas também uma vitória pessoal do Roberto Azevêdo", disse.

Valor Econômico
Calendário de eventos
Abril