facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: Sérgio Souza pede atenção do Brasil a acordos comerciais entre outros países
Notícias Veja mais
Sérgio Souza pede atenção do Brasil a acordos comerciais entre outros países - 11/03/2013

O senador Sérgio Souza disse nesta quinta-feira (7) que o Brasil precisa ficar atento aos acordos internacionais firmados entre outros países. Ele lembrou que, enquanto o Brasil não negocia individualmente com outros países, por causa do Mercosul, acordos são formalizados em todo o mundo e avançam as negociações para o acordo de livre comércio entre Estados Unidos e União Europeia.

- O Brasil deve estar muito atento a essa onda mundial em busca de novos acordos internacionais, especialmente à abertura dos mercados americano e europeu, sob pena de nos tornarmos isolados do resto do mundo, sempre à espera da conclusão da Rodada de Doha.

Para o senador, é preciso buscar a cooperação com o maior número possível de países, desde que isso represente o melhor para os interesses do povo brasileiro. As divergências de ideologia política entre os governos não deveriam, na sua opinião, ser decisivas para a aproximação ou o distanciamento entre países.

O senador disse não ter certeza sobre o caminho a ser seguido pelo Brasil na negociação de acordos fora do Mercosul, mas disse considerar necessário trabalhar para melhorar as negociações dentro do bloco. O assunto, segundo Sérgio Souza, deve ser discutido com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Requerimento para que o ministro seja convidado foi aprovado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

- Teremos a oportunidade de aprofundar este debate. Espero que possamos fazê-lo o quanto antes, porque é muito importante ouvirmos a posição do ministro com relação a este tema, que tanto nos aflige - disse o senador.

Agência Senado
Calendário de eventos
Março