facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: Expo 2020: São Paulo dá o tiro de largada...
Notícias Veja mais
Expo 2020: São Paulo dá o tiro de largada... - 06/03/2013

O prefeito Fernando Haddad lançou ontem a candidatura da cidade de São Paulo para sediar a Expo 2020. O anúncio foi feito durante uma cerimônia que contou com a presença do vice-governador do Estado, Guilherme Afif Domingos, e a vice-prefeita da Capital, Nádia Campeão.

O evento, que ocorre a cada cinco anos e reúne diversos países, tem como proposta estimular a criação de projetos de inovação, políticas sociais e econômicas, programas de combate às mudanças climáticas, políticas ambientais, novos sistemas de produção e distribuição de energia.

O Brasil concorre com Ekaterimburgo (Rússia), Izmir (Turquia), Dubai (Emirados Árabes Unidos) e Ayutthaya (Tailândia) para sediar a Expo. A eleição será em novembro, em Paris, e o evento ocorre entre 15 de maio e 15 de novembro de 2020. A estimativa é que, caso seja vencedora, a cidade receba 30 milhões de visitantes, no total. A última Expo foi feita em Xangai e a próxima será em Milão, em 2015.

Segundo Haddad, apesar de todas as candidatas terem argumentos para defenderem sua vitória, São Paulo oferece diversas vantagens que serão apresentadas à missão que chega à cidade na próxima semana. “As vantagens começam com o público certo à visitação. Estamos em uma região metropolitana com 21 milhões de habitantes. É uma cidade habituada a receber grandes eventos. Não é uma novidade para São Paulo”, disse o prefeito.

Haddad reforçou que o projeto da Expo combina com o plano de desenvolvimento estratégico da cidade de São Paulo, além da existência do alinhamento das três esferas de governo para viabilizar tudo o que for necessário para o evento. “A iniciativa privada também está apoiando o empreendimento porque vê uma oportunidade grande de negócios e a sociedade também começa a se envolver”.

Latinos – O prefeito disse que a candidatura se constitui como latino-americana, e não apenas brasileira. “Queremos envolver os outros países da América Latina em torno desse projeto”.

Mesmo que a cidade brasileira não seja escolhida como sede para a Expo 2020, o prefeito não considera que seja uma perda total, pois os investimentos em Pirituba, bairro da zona oeste onde o complexo para o evento deve ser construído, não serão interrompidos.

“Os investimentos em Pirituba vão continuar porque o bairro é uma frente de expansão importante para São Paulo. Teremos um instituto federal com cursos técnicos e superiores de tecnologia, o governo do Estado está prevendo a licitação da Linha 6 (do metrô) que vai chegar à Vila Brasilândia. Há coisas acontecendo, independentes da Expo”. Haddad defende que o centro de convenções seja construído mesmo que São Paulo não seja eleita, permitindo que a cidade continue recebendo eventos importantes.

O vice-governador tem opinião semelhante. "Temos que construir nosso centro de exposições com Expo 2020 ou sem Expo 2020", afirmou Afif, durante a cerimônia. O vice-governador destacou a característica de São Paulo como centro aglutinador de turismo de negócios para justificar a necessidade de um novo centro de exposições.

Kassab – Durante o evento, Haddad elogiou o ex-prefeito Gilberto Kassab, dizendo que o mérito pela candidatura da capital paulista para a Expo 2020 é do seu antecessor. No fim do ano passado, Kassab e Haddad foram a Paris para viabilizar a postulação.

"Eu acho importante a ousadia de São Paulo em apresentar sua candidatura. E essa ousadia se deve ao ex-prefeito Gilberto Kassab. Ele fez muito bem em apresentar a candidatura de São Paulo", disse Haddad. 

Desde o início, ACSP apoia a candidatura paulistana.

Diário do Comércio
Calendário de eventos
Abril