facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: O ano da serpente na China
Notícias Veja mais
O ano da serpente na China - 18/02/2013

A festa

No último dia 10, os chineses iniciaram as celebrações que marcam o início do ano novo chinês, com a entrada do ano 4710 do calendário lunar. Segundo as tradições, cada ano é representado por um animal, e esse é o ano da serpente. De acordo com o horóscopo chinês, os anos regidos por esse animal exigem calma, astúcia e planejamento. A festividade da celebração do ano novo chinês dura 15 dias a partir de seu início, sendo encerrada no dia em que a lua atinge sua fase mais brilhante.

No Brasil, a imigração chinesa completou 200 anos em 2012, e a grande presença de sua comunidade, principalmente em bairros como a Liberdade, garante a existência de um calendário próprio de comemorações aqui no país.

Economia

No ano de 2009, a China tomou o posto dos Estados Unidos como principal parceiro comercial do Brasil, e se mantém até hoje nessa condição, importando alimentos, minério, cimento, entre outros; e nos exportando produtos manufaturados que fazem parte do cotidiano de todo brasileiro, equipamentos eletrônicos e máquinas. O saldo dessa balança comercial é positivo para o Brasil, fato que se deve a um aumento no preço das commodities. No ano de 2012, houve uma movimentação financeira de US$ 75.476.002.40 entre os dois países, e o saldo positivo brasileiro foi  de US$ 6.979.078.10.

Calendário de eventos
Abril