facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: MDIC apresenta ferramentas de apoio à exportação para prefeitos
Notícias Veja mais
MDIC apresenta ferramentas de apoio à exportação para prefeitos - 04/02/2013

Brasília (28 de janeiro) – A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) irá apresentar as principais ferramentas de apoio público e governamental às exportações brasileiras, durante o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, que acontece em Brasília, nos próximos dias 28 a 30 de janeiro. Os prefeitos que desejarem conhecer as ações podem visitar o estande do MDIC no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

A Secex dará conhecimento, por exemplo, sobre o programa Redeagentes que capacita estudantes para se tornarem agentes que orientarão, gratuitamente, empresários de pequeno e médio porte sobre como exportar. Os agentes são voluntários e, desde 2000, já foram realizados mais de 800 cursos e treinamentos, com capacitação de mais de 22 mil pessoas em todos os estados brasileiros.

O MDIC dispõe ainda de uma série de serviços estatísticos que permitem aos empresários e gestores públicos se informarem sobre a realidade e os processos relacionados ao comércio exterior. Nas estatísticas da Secex, os interessados podem conferir os dados da balança comercial do país, dos estados e dos municípios, atualizados mensalmente, além dos recortes setoriais por cooperativas e trading companies. Os dados municipais trazem informações sobre os produtos exportados e importados, e os mercados de destino e origem de cada município que tenha realizado operações de comércio exterior.

A série Aprendendo a Exportar é uma coleção multimídia orientada para o aprendizado das operações de exportação, que inclui central de atendimento, simulador do preço de exportação e o fluxo lógico e operacional do processo de vendas aos mercados exteriores. Atualmente, já foram desenvolvidas edições da série para confecções, móveis, calçados, artesanato, alimentos, flores e plantas ornamentais, máquinas e equipamentos, gemas, joias e afins, e pescado.

No serviço Comex-Responde, os usuários podem tirar dúvidas diversas sobre exportações e importações. Trata-se de um canal de contato direto e descomplicado pela internet, que já recebeu mais de 31 mil consultas. No AliceWeb, é possível realizar pesquisas detalhadas sobre o fluxo comercial dos produtos de toda a pauta de exportação e importação brasileira.

O Radar Comercial apresenta estudos em que os interessados podem obter informações como preço médio de um produto, potencial importador de um determinado mercado, performance da exportação brasileira, principais mercados concorrentes e medidas tarifárias e não tarifárias aplicadas no mundo inteiro.

Na Vitrine do Exportador, os empresários podem desenvolver páginas personalizadas para promover os seus produtos, com a possibilidade de inclusão de vídeos, fotos e aplicativos de geolocalização, além de dados comerciais diversos, como descrição da empresa e seus produtos e mercados. Existe ainda uma área para formulário de propostas de negócios de importadores estrangeiros.

Um dos instrumentos que serão apresentados, no evento, é ainda o Sistema de Registro de Informações de Promoção (Sisprom), que auxilia no processo de internacionalização das empresas, com redução à zero do imposto de renda sobre remessas ao exterior para pagamento de despesas com promoção de produtos, serviços e destinos turísticos. O objetivo principal do Sisprom é estimular a participação de empresas na prospecção de novos mercados, tendo como consequência alavancar as exportações.

Assessoria de Comunicação Social do MDIC
Calendário de eventos
Abril