facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: Santos: previsão recorde de cargas
Notícias Veja mais
Santos: previsão recorde de cargas - 03/01/2013

O porto de Santos, o principal do País, deverá registrar um novo recorde de movimentação de cargas em 2013, em 109 milhões de toneladas.

O volume representa um crescimento de 5,8% na comparação com o total projetado para 2012, previu ontem a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).

"As expectativas para 2013 consideram um cenário econômico mundial em processo de recuperação gradual", afirmou em nota oficial a Codesp, que administra o porto de Santos.

As exportações por Santos estão estimadas em 75,78 milhões de toneladas (aumento de 5,7% ante 2012), enquanto as importações em 2013 estão previstas em 33,28 milhões de toneladas (alta de 6% ante os resultados obtidos do ano passado).


Excedente – Os embarques de açúcar por Santos, por onde se escoa a maioria do adoçante exportado pelo maior exportador global da commodity, deverão crescer 5,3%, para 17,3 milhões de toneladas, disse a Codesp, lembrando que o centro-sul terá um importante excedente exportável.

O açúcar é o produto mais movimentado pelo complexo portuário santista. Os embarques de soja (em grão e peletizada) estão estimados neste ano em 15,2 milhões de toneladas, aumento de 11,2% na comparação com o ano passado. "As projeções positivas para a soja em grão se devem às expectativas favoráveis para a safra 2012/2013", disse a companhia, lembrando ainda que as perspectivas indicam uma produção recorde para o Brasil na temporada atual.

O país poderá assumir ocupar a liderança global na exportação da oleaginosa, lembrou a Codesp citando dados da Associação Brasileira de Óleos Vegetais (Abiove). Já a movimentação de contêineres deverá crescer 9% ante 2012, totalizando 36,5 milhões de toneladas.


Balanço de 2012 - Para 2012, a Codesp estima que as exportações por Santos totalizem cerca de 71,6 milhões de toneladas e as importações, 31,4 milhões de toneladas. Os sólidos a granel devem responder por 49 milhões de toneladas. Assim, a movimentação de carga cresceria 6% ante 2011.

Para o diretor de Desenvolvimento Comercial Carlos Kopittke, o bom desempenho operacional do porto de Santos em 2012, mesmo diante do cenário de crise internacional, decorre do crescimento nos embarques de grãos, especialmente milho, "refletindo a conjunção de safras nacionais excepcionais e a manutenção dos preços internacionais em patamares elevados, em decorrência de quebras de safras em importantes países produtores". O diretor destacou que, por duas vezes em 2012, a movimentação de cargas, no mês, suplantou a marca de 10 milhões de toneladas e estabeleceu seis novos recordes mensais.

Na modalidade de granéis sólidos, os destaques em 2012 ficaram com o açúcar (16,4 milhões de toneladas; a granel mais sacaria), o complexo soja (13,7 milhões de toneladas) e o milho (9 milhões de toneladas).

Diário do Comércio
Calendário de eventos
Abril