facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: A noite dos heróicos exportadores de São Paulo
Notícias Veja mais
A noite dos heróicos exportadores de São Paulo - 12/12/2012

As empresas paulistas que se destacaram em 2012 pela atuação com as vendas para o mercado externo foram consagradas na noite de ontem com o prêmioExporta, São Paulo da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). A solenidade de premiação, no auditório lotado da sede da ACSP, teve a presença de empresários e autoridades.

O presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato, destacou a importância do Prêmio. "O objetivo continua sendo o de estimular a cultura exportadora, especialmente entre as micro, pequenas e médias empresas", afirmou Amato. 

O vice-governador do Estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, elogiou os vencedores. "Os premiados de hoje são heróis, porque trabalhar com exportação é complexo. A globalização tem sido mais um jogo de relacionamento das grandes corporações", afirmou ele para a plateia.

Também estavam na solenidade o Secretário Municipal de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, Alfredo Cotait Neto; o Secretário Municipal do MEI, Natanael Miranda dos Anjos; o presidente da Boa Vista Serviços (empresa que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito-SCPC), Dorival Dourado; além do vice-presidente da ACSP, Luiz Roberto Gonçalves, e o diretor da Agência USP de Inovação, Alexandre Venturini.

A premiação, que está em sua 8ª edição, é realizada anualmente pela ACSP, em parceria com a Facesp, e integra o projeto Exporta, São Paulo, implementado pela ACSP para difundir a cultura exportadora entre as empresas.

Os vencedores deste ano, nas diversas categorias, receberam na noite de ontem o prêmio especial (foto abaixo). - Newton Santos/Hype

A partir da esquerda: Luiz Roberto Gonçalves; secretário Natanael dos Anjos; vice-governador Guilherme Afif Domingos; presidente Rogério Amato; secretário Cotait Neto, Dorival Dourado e Alexandre Venturini. - Newton Santos/Hype

Regiões – O Prêmio contemplou 26 empreendimentos, divididos em cinco categorias. A mais abrangente, em volume de premiados, destacou representantes das 20 Regionais Administrativas (RAs) da Facesp. Também foi consagrada uma Comercial Exportadora – empresa usuária de Declaração Simplificada de Exportação (DSE) – e uma representante do município selecionado (a cidade de Auriflama) pela alta taxa de crescimento nas exportações.

Completam a lista, os empreendimentos com diferencial em inovação e sustentabilidade e empresas que implementaram adequação de processos ou produtos para vender ao exterior. 

As indicações nessas duas categorias são feitas, respectivamente, pela Agência USP de Inovação e pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), por meio do Programa de Apoio Tecnológico à Exportação (IPT/Progex).

 

Dados – Nos demais casos, as indicações são definidas com a ajuda das regionais da Facesp e respaldadas por dados do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento, da Secretaria de Comércio Exterior (Depla/Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Os critérios de seleção das empresas vencedoras levam em conta o crescimento anual do faturamento obtido com exportações; aumento das vendas para o Mercosul; incorporação de novos mercados como destino para exportações; e ampliação do mix de produtos vendidos no mercado internacional.


Própolis para mais de 12 países

Jeferson Tsuyoshi Umezaki. - Newton Santos/Hype

Jeferson Tsuyoshi Umezaki

Exportar já está no DNA da MN Própolis. A empresa de Mogi das Cruzes, que envia a produção de própolis bruto e seus derivados para o exterior desde 1982, foi a vencedora do "Exporta, São Paulo" 2012 na categoria Regional Administrativa 03 – Metropolitana Alto do Tietê – da Facesp.

A empresa, que há três anos tinha como principal mercado o Japão, agora envia produtos a 12 países. Hoje, as vendas externas representam 55% do negócio, e a previsão é de alta de 50% nas exportações, disse o supervisor comercial Jeferson Tsuyoshi Umezaki.

 

MM Optics ganha em inovação

Luiz Antônio de Oliveira. - Newton Santos/Hype

Luiz Antônio de Oliveira

Vender para o mercado externo em um país como o Brasil é "vencer barreiras", como a concorrência com a China ou o câmbio desfavorecido, disse o diretor comercial da MM Optics, Luiz Antônio de Oliveira.

Mas depende também de investir em pesquisa e desenvolvimento: foi nesse espírito que a empresa, que desenvolve tecnologias na área de saúde, foi uma das duas premiadas pelo "Exporta, São Paulo" na categoria Inovação, indicadas pela Agência USP.

Fundada há oito anos, a empresa começou produzindo para a área oftalmológica.


BRN sai na frente na área agrícola

Rodolfo Nagao. - Newton Santos/HypeRodolfo Nagao

Levar a tecnologia e a expertise do Brasil na área agrícola para outros países é a base do negócio da BRN Internacional. Localizada em Araras, a empresa, que envia soluções em implementos agrícolas para outros países, foi a vencedora da edição 2012 do "Exporta, São Paulo" na categoria Comercial-Exportadora.

O fato de o País estar se transformando "no celeiro agrícola do mundo", nas palavras do sócio-diretor da BRN, Rodolfo Augusto P. Nagao, fez com que a companhia enxergasse "muitas oportunidades" lá fora.


Intimus Fashion vence com moda

Edinelson Lindolfo. - Newton Santos/Hype

Edinelson Lindolfo

Há 12 anos na ativa, a confecção Intimus Fashion, localizada em Auriflama, que conquistou o "Exporta, São Paulo" na categoria Município-Destaque, ajudou a colocar a cidade no mapa do comércio exterior ao diversificar sua linha de lingerie e moda praia, adaptando as peças ao gosto dos clientes de outros países. 


De acordo com o gerente comercial Edinelson Lindolfo, a empresa, que exporta sua linha de mais de 250 produtos para países como Israel, Portugal, Espanha e China, tem na exportação 10% dos seus negócios.


Treetech oferece tecnologia

Márcio da CostaMárcio da Costa

Investir em conhecimento, inovação e capacitação de pessoal, além de "trabalhar o que não existe" para se diferenciar. Assim, a Treetech Sistemas Digitais, de Atibaia, conseguiu conquistar o "Exporta, São Paulo" de 2012 na categoria Progex – o programa de apoio à exportação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

A empresa, premiada pela segunda vez, desenvolve sensores e softwares altamente especializados para o setor elétrico. Segundo o gerente comercial Márcio da Costa, a empresa vende para 21 países.

 

Diário do Comércio
Calendário de eventos
Abril