facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: África quer expertise do Brasil
Notícias Veja mais
África quer expertise do Brasil - 30/07/2012

Delegação de empresários e representantes do governo de Camarões estiveram na ACSP em busca da experiência de empresas brasileiras, em especial, nos ramos de agricultura, comunicações e transportes/C.Leite/ LUZO governo de Camarões elaborou um plano de expansão da agricultura do país com ações que serão implementadas até 2035. Elas contemplam o aumento da produção de diversos produtos, com destaque para os grãos. Por isso, tanto representantes do governo quanto empreendedores locais desejam iniciar contatos com produtores brasileiros para aprender técnicas de cultivo e estratégias de negociações para aumentar o volume de vendas para outras nações.

Roberto Ticoulat, vice-presidente da ACSP e presidente do Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx), lembrou que este é um momento importante em que estão se intensificando as relações comerciais brasileiras com o continente africano. Ele lembrou que as ações da Agência Brasileira de Promoção a Exportação e Investimentos (ApexBrasil), do governo federal, têm contribuído para as recentes parcerias com diversos países da África.

Para o embaixador Martin A. Mbeng, o encontro foi importante para ampliar as bases de negociação com empresários brasileiros e prospectar novos produtos e serviços ofertados pelos dois países. Ele ressaltou que Camarões é chamada "a miniatura da África", pois concentra em seu território características físicas, culturais e econômicas encontradas em todo o continente. "Neste momento, precisamos investir em comunicações e transportes. Nosso objetivo é adquirir a expertise brasileira nestes campos de atuação", acrescentou.

Balança – Atualmente, o Brasil exporta para Camarões talheres, freios para veículos em geral, açúcar de cana e de beterraba, secadores para uso agrícola, embreagens, maquinário de sondagem e perfuração, joalheria de ouro, medicamentos, aparelhos de pulverização de fungicidas, arroz com casca e artigos de cutelaria, entre outros. Entre as importações brasileiras de bens do país africano, destacam-se látex de borracha natural, borracha natural granulada ou prensada, tomadas, molas de ferro ou aço, transistores, compensadores, molas helicoidais cilíndricas de ferro ou aço, centros de usinagem, tornos, bobinas de auto-indução e porcas de ferro, entre outros.

Diário do Comércio
Calendário de eventos
Abril