facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: Importação maior que exportação puxou PIB para baixo, diz o IBGE
Notícias Veja mais
Importação maior que exportação puxou PIB para baixo, diz o IBGE - 09/03/2012

RIO – O que puxou o Produto Interno Bruto (PIB) para baixo no último trimestre do ano passado foi a relação entre importações e exportações, de acordo com o coordenador de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Roberto Olinto.

Enquanto os investimentos tiveram avanço de 2%, as exportações cresceram 3,7%, muito abaixo das importações, que subiram 6,4% na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior.

“Pela ótica da demanda, temos as importações crescendo sempre acima das exportações. Isso é uma sistemática. O que puxa o PIB é essa relação, já que os investimentos estão mantidos em alta”, disse Olinto. 

Segundo ele, parte do consumo das famílias foi atendida pelas importações e não pela produção interna. Mas os destaques nas importações não são bens de consumo, explica o coordenador. 

O coordenador do IBGE disse que o Brasil tem conseguido manter um padrão, com uma demanda interna como “sustentáculo das taxas de crescimento”. “A relação com o setor externo não é tão forte, o que tem sustentado nos últimos anos é a demanda interna”.

Olinto explicou que, desde 2008, há uma conjuntura de incertezas. Hoje, mesmo com a economia americana melhorando, ainda há incertezas sobre a Europa. “Então, tem um resto do mundo melhorando e uma economia brasileira tendo de se organizar nesse cenário. Temos que gradativamente manter a política econômica de demanda interna, se movimentando dentro do cenário de incerteza externa.”


Juliana Ennes e Diogo Martins | Valor Econômico
Calendário de eventos
Abril