Veja na íntegra a matéria publicada na edição de 5/03/2012:
SP Chamber lança portal
Começa a funcionar hoje o portal da São Paulo Chamber of Commerce (SP Chamber), órgão da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) voltado à promoção das relações comerciais entre empresas brasileiras e o restante do mundo. O endereço eletrônico do portal é www.spchamber.com.br. Nele é possível encontrar, entre outros serviços, informações de companhias do exterior interessadas em fazer negócios e buscar parceiros no Brasil. Também há espaço para que empresas nacionais exponham suas pretensões no mercado externo.
Para que seja possível disponibilizar às empresas informações sobre as oportunidades nos diferentes mercados, a equipe de comércio exterior da ACSP, sob a coordenação do vice-presidente da entidade Luiz Roberto Gonçalves, tem buscado fechar parcerias com câmaras de comércio de diversos países. Em um contexto mais amplo, a proposta é formar uma rede de cooperação com entidades empresariais de todo o mundo. Nesse sentido, o portal já nasce com a possibilidade de ser acessado nas versões em inglês e espanhol.
As parcerias com as entidades empresariais mundiais permitirão, além da troca de oportunidades de negócio entre as empresas nacionais e estrangeiras, também a divulgação de eventos – como feiras, missões internacionais, rodadas de negócio e seminários – de interesse comum entre representantes dos distintos países.
Sidnei Docal, gerente da São Paulo Chamber of Commerce, destaca que o portal é uma importante ferramenta para ajudar na internacionalização das empresas brasileiras. "É preciso aproveitar esse momento positivo da nossa economia, em que o Brasil é olhado com grande interesse pelo mundo. E esse interesse tende a aumentar ainda mais com os eventos esportivos que temos pela frente", comenta Docal, referindo-se à Copa de Mundo de Futebol em 2014 e à Olimpíada no Rio de Janeiro em 2016.
O portal da São Paulo Chamber of Commerce também permite o acesso a serviços prestados pela ACSP às empresas que buscam trabalhar no comércio exterior. Como exemplo, a entidade faz pesquisa de mercado, ajuda no processo de internacionalização e também na emissão de Certificado de Origem, documento que atesta que o produto exportado atende às regras de origem exigidas em acordos comerciais entre o Brasil e o país importador.
- Missão comercial abre portas no mundo árabe para empresas brasileiras
- Em Seul, 'cardápio' de produtos brasileiros conquista mercado asiático
- Novo regime de origem do Mercosul simplifica regras e fortalece o comércio
- Santiago Penã, Presidente eleito do Paraguai, visita a Associação Comercial de São Paulo
- Balança comercial brasileira teve superávit de US$ 1,703 bilhão
- Departamento de Comércio Exterior da ACSP recebe visita do novo Embaixador da Turquia
- Exportações crescem 2,8% até terceira semana de junho
- Brasil e Reino Unido reforçam parcerias bilaterais em comércio e investimentos
- MDIC lança consulta pública sobre comércio exterior e desenvolvimento sustentável
- Departamento de Comércio Exterior da ACSP recebe Câmara Brasil China de Desenvolvimento Econômico pa