Diego Eick Moreira é o managing director da Pandorga Technologies UK.
Além de ser a cidade mais populosa e importante do Reino Unido, Londres é também o centro financeiro da Europa. A vibrante diversidade cultural, o contraste do antigo e do moderno e a presença das maiores organizações globais fazem de Londres um caldeirão de ideias, onde novos conceitos e produtos são criados e levados ao mercado em semanas... “faster and faster!” E, acreditem, o ambiente de negócios mais eficiente aqui são os pubs. É lá, fora da formalidade dos escritórios, que as relações efetivamente se consolidam, entre uma pint e outra (pint é um copo de 568 ml de cerveja!).
Será que vim parar em Londres somente pelas cervejas? Diria, em parte... Sou cofundador da Pandorga Tecnologia, uma empresa porto-alegrense de desenvolvimento de software. Fundada em 2006, a Pandorga destacou-se no processo de incubação da TecnoPUC, mantendo uma taxa média anual de crescimento em torno de 100%. Já na concepção, tínhamos o sonho de tornar a empresa global. Transformado em plano, o sonho começou a deslanchar em 2008, quando passamos a participar de feiras internacionais de tecnologia, como a Cebit em Hanover (Alemanha). Foi quando encontramos as concorrentes dos Brics e percebemos as grandes barreiras de entrada no mercado europeu. Faltava networking, faltava conhecimento da cultura local, faltava um primeiro cliente!
OK, let’s think simple! O plano mudou: passou a ser o de enviar um representante para viver, estudar e trabalhar fora do país por alguns meses, mergulhar na cultura local e fazer os contatos necessários para chegar ao primeiro cliente. E não é que funcionou? Em menos de seis meses, já havíamos firmado uma parceria para a complementação de serviços com uma grande empresa de tecnologia. Em maio deste ano, apenas 12 meses após o início do novo plano, a Pandorga inaugurou seu escritório na City – o centro financeiro e de negócios de Londres. Fechamos, também, um novo contrato com um grupo de investidores da Europa e Ásia, visando ao desenvolvimento de software para dispositivos móveis (iPhone, iPad, Windows Mobile) e IP Phones.
Muitos investimentos foram feitos para nos adequarmos às exigências do mercado britânico, especialmente em qualidade e comunicação. Para resolver a barreira do idioma, padronizamos o inglês como idioma oficial da empresa, mesmo na sede brasileira; todos os assuntos internos, reuniões, documentos etc. são tratados em língua inglesa. O sucesso é reflexo do esforço de cada um dos nossos funcionários. Só eles sabem como foi desafiador discutir futebol em inglês no cafezinho. Outro fator de sucesso foi o apoio incondicional do Sebrae e das agências britânicas de atração de investimentos, a UK Trade & Investment (UKTI) e a London & Partners.
O espetacular verão londrino de duas semanas não me assusta mais; muito menos os meses de inverno, quando a gente esquece que existe uma estrela chamada Sol. Londres é uma cidade organizada, vibrante e sempre rápida, com pessoas muito educadas, éticas e justas. Que lugar seria melhor para dar esse primeiro grande passo? E agora, qual será o próximo?
- Economia lança nova etapa do Portal Único de Comércio Exterior
- Camex amplia reduções tarifárias e suspende antidumping para intensificar combate à Covid
- PIB da China dispara 6,5% no 4° trimestre e encerra 2020 com alta de 2,3%
- Brasil e países da União Europeia podem ficar livres de restrições de voo aos EUA
- Porto de Santos, SP, tem novo pátio regulador para caminhõe
- Confac lança consulta pública para Plano de Trabalho do biênio 2021-2022
- Camex reduz o Imposto de Importação e suspende antidumping
- Exportações do agro ultrapassam barreira dos US$ 100 bilhões pela segunda vez
- Balança comercial apresenta superávit de US$ 1,111 bilhão na primeira semana de janeiro
- Recuperação do Brasil é destaque entre as principais economias globais