O Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex/Camex) zerou o Imposto de Importação de 30 produtos para o setor aeronáutico. A medida abrange itens como impressoras, máquinas de corte, planadores, dirigíveis e aparelhos de telefone, entre outros, que poderão ter suas alíquotas reduzidas a zero quando importados para uso em atividades relacionadas ao setor.
O Gecex também atualizou a norma para a importação de produtos aeronáuticos, estabelecendo os requisitos para que as empresas interessadas possam utilizar o benefício. As iniciativas foram aprovadas na 191ª reunião ordinária do Comitê e publicadas no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (2/3), por meio das Resoluções Gecex nº 306 e nº 310.
Proposta pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) e pela Secretaria-Executiva da Camex (SE-Camex), a redução tarifária alinha as alíquotas aplicadas pelo Brasil para bens do setor aeronáutico ao preconizado pelo Acordo sobre Comércio de Aeronaves da Organização Mundial de Comércio (OMC). Esse instrumento plurilateral integra o Anexo IV-A da Ata Final da Rodada Uruguai, do qual o Brasil ainda não faz parte.
Confira: Resolução Gecex nº 306 e Resolução Gecex nº 310.
A notícia foi publicada em 02/03/2022 no Portal do Governo do Brasil
- Governo Federal apresenta a investidores estrangeiros oportunidades de investimento em infraestrutur
- Comércio Exterior pede corte de tarifa em 15 itens para evitar desabastecimento
- Brasil e China debatem oportunidades de cooperação econômica e investimentos
- Alta de commodities faz exportação aos árabes crescer
- Porto de Santos cresce e registra a maior participação na corrente comercial dos últimos anos
- Comércio exterior brasileiro bate novos recordes nos quatro primeiros meses do ano
- Cotait diz que Brasil precisa de uma ‘política de comércio exterior’
- Preço do combustível de navegação dispara e deve pressionar frete de cargas
- Guerra na Ucrânia estimula exportações de milho e trigo do Brasil e enxuga oferta