Publicado em 11/01/2022
País árabe segue sendo principal destino dos ovos brasileiros e comprou 50% do total exportado. Exportação geral cresceu 81,5% em relação ao ano anterior.
Os Emirados Árabes Unidos seguem sendo o principal comprador de ovos do Brasil, e é o destino de 50% do total exportado. Foram embarcadas 6,9 mil toneladas ao país árabe em 2021, volume 105% maior em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) nesta segunda-feira (10).
Em seguida estão Japão, com 1,1 mil toneladas, alta de 270%, e Omã, com 408 toneladas, crescimento de 183%. Outros destinos que foram destaque em 2021 foram Catar, Uruguai e Arábia Saudita.
Exportação geral
As vendas de ovos brasileiros para o mercado internacional (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) totalizaram 11,3 mil toneladas em 2021. O número superou em 81,5% o total exportado pelo País em 2020. Em receita, o crescimento foi de 80%, com US$ 18 milhões registrados ao longo dos 12 meses de 2021.
Dezembro
No mês de dezembro, as exportações de ovos totalizaram 2,49 mil toneladas, número 72,8% superior ao registrado no último mês de 2020. A receita foi 102,6% maior no mesmo comparativo, somando US$ 3,99 milhões.
“O mês de dezembro apresentou os maiores volumes exportados no ano de 2021. Os custos de produção têm apertado significativamente as margens do setor, com os dois principais insumos – milho e farelo de soja – aumentando, em alguns casos, mais de 100% entre um ano e outro. As exportações ajudam a aliviar o cenário desafiador enfrentado pela avicultura de postura”, avaliou em nota o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
A notícia foi publicada pelo Portal de Notícias de Comércio Exterior e Logística
- Governo Federal apresenta a investidores estrangeiros oportunidades de investimento em infraestrutur
- Comércio Exterior pede corte de tarifa em 15 itens para evitar desabastecimento
- Brasil e China debatem oportunidades de cooperação econômica e investimentos
- Alta de commodities faz exportação aos árabes crescer
- Porto de Santos cresce e registra a maior participação na corrente comercial dos últimos anos
- Comércio exterior brasileiro bate novos recordes nos quatro primeiros meses do ano
- Cotait diz que Brasil precisa de uma ‘política de comércio exterior’
- Preço do combustível de navegação dispara e deve pressionar frete de cargas
- Guerra na Ucrânia estimula exportações de milho e trigo do Brasil e enxuga oferta
- Camex zera Imposto de Importação de 30 produtos para setor aeronáutico