facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: Brasil e Estados Unidos divulgam comunicado conjunto reafirmando a importância de remover barreiras
Notícias Veja mais
Brasil e Estados Unidos divulgam comunicado conjunto reafirmando a importância de remover barreiras - 13/12/2021

Publicado em 01/12/2021

 

Em comunicado conjunto no âmbito da 19ª edição do Diálogo Comercial Brasil – Estados Unidos, realizada em 22 de outubro último, Brasil e Estados Unidos apresentaram avanços na agenda bilateral e reafirmaram a importância de prevenir, reduzir e remover barreiras não tarifárias ao comércio para promover um maior fluxo de comércio e investimentos e possibilitar o crescimento do intercâmbio bilateral.

Na ocasião, a delegação brasileira foi chefiada pelo secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Lucas Ferraz, que conduziu os trabalhos como anfitrião. A subsecretária de Comércio Internacional em Exercício do Departamento de Comércio (DoC), Diane Farrell, representou os Estados Unidos na reunião.

O Diálogo Comercial Brasil – Estados Unidos aborda questões prioritárias não somente de ambos os governos, mas também da comunidade empresarial, distribuídas atualmente em seis grupos temáticos: Facilitação de Comércio, Boas Práticas Regulatórias, Procedimentos de Avaliação da Conformidade, Regulamentos Técnicos, Propriedade Intelectual e Economia Digital.

O que é o Diálogo Comercial

Criado em 2006, o Diálogo Comercial entre Brasil e Estados Unidos é o mecanismo de cooperação bilateral que se manteve ativo por mais tempo entre os dois países. Seu principal objetivo é incentivar o fluxo de comércio e de investimento mútuos, através da prevenção, redução e eliminação de barreiras não tarifárias.

Nos últimos anos, a agenda se ampliou muito além do Ministério da Economia e do Departamento de Comércio dos EUA. Pelo lado brasileiro, também participam representantes do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro); do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi); da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); do Ministério da Infraestrutura, e de outros ministérios e agências.

A reunião anterior foi realizada também virtualmente, em maio de 2020. O próximo encontro deve ocorrer em Washington, nos Estados Unidos, em 2022, em data a ser definida.

 

notícia foi publicada pelo Portal do Ministério da Economia

https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2021/dezembro/brasil-e-estados-unidos-divulgam-comunicado-conjunto-reafirmando-a-importancia-de-remover-barreiras-nao-tarifarias-para-aumento-do-fluxo-de-comercio-e-investimentos
Calendário de eventos
Abril