facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: Secretário de Política Econômica reforça a líderes europeus o potencial de atração de investimentos
Notícias Veja mais
Secretário de Política Econômica reforça a líderes europeus o potencial de atração de investimentos - 13/12/2021

Publicado em 02/12/2021

 

O secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, disse nesta quinta-feira (2/12) que o Brasil vai convencer o mundo de que é um país pró-mercado e que está implementando reformas e outras medidas para atrair mais investimentos privados, com melhoria do ambiente de negócios e mais segurança jurídica. “Os investidores europeus se sentirão mais confortáveis para investir no Brasil”, afirmou, durante o painel “O Futuro do Futuro: Novos Desafios e Oportunidades. Tendências, Armadilhas e Gatilhos no Relançamento da Economia em uma Era Pós-Covid”, no Fórum Euroconsumers.

Com a participação do presidente emérito do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e do ex-presidente da Comissão Europeia e ex-primeiro-ministro da Itália, Romano Prodi, o secretário brasileiro destacou os esforços do governo federal para a retomada da economia no cenário pós-Covid. Entre eles, citou a vacinação em massa, as reformas pró-mercado, um amplo programa de privatização, os incentivos à digitalização – para que todos tenham acesso a um computador –, as melhorias no ambiente de negócios e a consolidação fiscal.

O objetivo, salientou, é reduzir os gastos públicos e atrair mais investimentos privados, para gerar mais empregos e reduzir a pobreza. “Não existe bala de prata para lutar contra a pobreza. É preciso replicar políticas econômicas que tiveram sucesso no mundo todo”, ressaltou.

Mais negócios

Sachsida lembrou que a pandemia da Covid-19 provocou aumento da pobreza em todo o mundo e que a América Latina não foi uma exceção. Para enfrentar esse problema, entre outras medidas, o Brasil busca convencer seus parceiros do Mercosul a promover uma abertura maior do Bloco. “O que nós dizemos aos nossos parceiros é que nós precisamos de mais negócios. Simples assim”, pontuou o secretário.

Como exemplo, Sachsida apontou a decisão do Brasil em reduzir em 10% o Imposto de Importação de 87% dos produtos da Nomenclatura Comum do Mercosul. “Quando você compra produtos com mais tecnologia é bom para toda a economia”, comentou.

Sobre o Fórum

O Fórum Euroconsumers reúne líderes políticos, empresariais e da sociedade civil para discutir soluções relacionadas às principais tendências e aos desafios em temas como digitalização da economia, sustentabilidade e consumo.

O evento é promovido pelo alto nível da Comissão Europeia e do Parlamento Latino-Americano do Mercosul (Parlamento do Mercosul). A edição de 2021 incluiu nove países da Europa e do Mercosul, em um modelo híbrido, com hub presencial no Brasil e canais digitais interativos.

 

notícia foi publicada pelo Portal Ministério da Economia

https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2021/dezembro/secretario-de-politica-economica-reforca-a-lideres-europeus-o-potencial-de-atracao-de-investimentos-do-pais
Calendário de eventos
Agosto