facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: ACSP discute Porto de Santos com Ministério da Infraestrutura
Notícias Veja mais
ACSP discute Porto de Santos com Ministério da Infraestrutura - 16/06/2021
São Paulo, 14 de junho de 2021 - O Comitê de Usuários dos Portos e Aeroportos do Estado de São Paulo (COMUS) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), preocupado com os custos que importadores e exportadores têm na hora de fazer transações de produtos com outros países e no intuito de desburocratizar processos, mantém diálogo aberto com o Ministério da Infraestrutura (MInfra), empresários e associações de classes ligadas ao setor de transportes aquaviários.

Uma das formas de diminuir custos e melhorar a logística dos produtos é através do Porto de Santos como concentrador de contêineres. No fim da última semana, em reunião virtual com executivos diretamente e indiretamente envolvidos com transações internacionais de mercadorias e representantes da ACSP, a São Paulo Chamber of Commerce, a divisão de comércio exterior e relações internacionais da entidade, promoveu a palestra A visão do MInfra sobre o Porto de Santos Concentrador de Contêineres .

O evento foi conduzido pelo diretor do Departamento de Navegação e Hidrovias, da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, do Ministério da Infraestrutura, Dino Antunes Dias Batista.

Segundo ele, a gestão portuária no Brasil vai melhorar a partir da sanção da BR do Mar, que deverá impulsionar a navegação de cabotagem, ou seja, o transporte de cargas entre portos da costa brasileira. "Sem cabotagem forte não há porto concentrador de contêiner forte", disse Batista.

O terminal que tem a maior concentração de contêineres costuma receber também a maior quantidade de navios de grande porte com a finalidade de enviar os produtos para o exterior. Além disso, fica responsável pelo transporte da compra e da venda para outros portos que são chamados de alimentadores.

Outro ponto discutido foi em relação à desestatização da Santos Port Authority (SPA), a estatal responsável por administrar o Porto de Santos. No ano passado, a empresa terminou com lucro líquido de R$ 202,5 milhões. Mesmo não sendo deficitária, com a privatização, a expectativa do Governo Federal é que a gestão portuária seja benéfica para o comércio exterior. "O Porto de Santos precisa de um novo sistema de gestão para que se transforme num dos principais reports do País", afirmou Batista.

O evento promovido pela Associação Comercial de São Paulo contou com representantes da entidade como o presidente, Alfredo Cotait Neto, e o vice-presidente, Roberto Ticoulat.

Além de diversos empresários do setor, estiveram presentes também a Associação Comercial de Santos (ACS), Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas, Flores e Têxtil (ABCasa), Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral Paulista (Sindisan), Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (ABTRA), Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB), Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo (SINDASP), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (ABTRA), Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem (ABAC), Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos Químicos e Petroquímicos (Associquim), Consulado Geral de Cuba em São Paulo, Sindicato dos Comerciários de São Paulo (SECSP), Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), Associação Brasileira dos Terminais Retroportuários e das Transportadoras de Contêineres (ABTTC).

Sobre a ACSP - A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 126 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.
https://acsp.com.br/publicacao-imprensa/s/acsp-discute-porto-de-santos-com-ministerio-da-infraestrutura
Calendário de eventos
Março