facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: Webinar Siscomex: Habilitação e Principais Mudanças
Notícias Veja mais
Webinar Siscomex: Habilitação e Principais Mudanças - 15/03/2021

Em webinar organizado pelo Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras – CECIEx e pela Associação Comercial de São Paulo – ACSP, o auditor fiscal da Receita Federal e chefe da Divisão de Gestão de Intervenientes no Comércio Exterior – Digin Pedro Henrique Magalhães de Magalhães apresentou a cerca de 200 telespectadores as principais mudanças no Portal Único Siscomex e o processo de habilitação no comércio exterior.

 

Contexto

O ambiente do Comércio Exterior brasileiro, há cerca de seis anos, era marcado por uma multiplicidade de sistemas e agências que o tornavam complexo e burocrático, gerando morosidade nos processos e longos prazos para aqueles que gostariam de importar e exportar.

Em estatísticas divulgadas em 2014, observou-se que a dificuldade no fornecimento de informações e a necessidade de inserir o mesmo dado em diversas plataformas inúmeras vezes eram freios ao comércio exterior do país. Naquele ano, 79% das empresas afirmaram que a burocracia afetava negativamente as operações de exportação.

 

Modernização

Visando aumentar a expressividade e a participação do Brasil no comércio internacional, os processos de importação e exportação sofreram grandes mudanças nos últimos anos. A diminuição de prazos, a integração dos sistemas com o desenvolvimento do Portal Único Siscomex e a simplificação e desburocratização de procedimentos de maneira virtual são algumas das modificações voltadas para o aumento da competitividade brasileira.

 

Siscomex

Pedro apresentou aos participantes as principais funcionalidades do sistema Siscomex, como o cadastro de intervenientes, a requisição da habilitação no comércio exterior, consultas e retificações de informações, o arquivamento de processos e suas justificativas, entre outros.

 

Para assistir à live completa, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=LCqw57j53xc.

Calendário de eventos
Abril