facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: Em webinar, secretário Marcelo Sampaio fala sobre os desafios da logística no Brasil
Notícias Veja mais
Em webinar, secretário Marcelo Sampaio fala sobre os desafios da logística no Brasil - 01/02/2021

O secretário-Executivo do Ministério da Infraestrutura (MInfra), Marcelo Sampaio, participou, nesta quarta-feira (27), do webinar ‘Logística no Brasil: desafios de um país continental’, promovido pela Bússola Live, uma parceria da revista Exame e do Grupo FSB Comunicação. Sampaio fez um balanço das principais ações para acelerar os investimentos em infraestrutura de transporte no país em 2021 e de como a Pasta conseguiu manter a logística de transporte funcionando durante a pandemia.

Durante o debate, Sampaio falou sobre o aumento das posições do Brasil no Fórum Econômico Mundial e em como o crescimento no ranking é uma prioridade. Além disso, o secretário falou sobre o crescimento qualitativo dos modais, que expressa a percepção do usuário, de 18 posições no setor aéreo, 13 posições no setor portuário, oito no setor rodoviário e um no ferroviário. “Nossas concessões são extremamente importantes para o país. Uma agenda que nos permite injetar grandes recursos em infraestrutura. Só em 2021, nossa expectativa é de realizar 17 arrendamentos portuários. Temos também um marco histórico no leilão de aeroportos, sendo o maior da história do país”, complementou.

Ainda no debate, Sampaio falou sobre os esforços do ministério para equilibrar a matriz de transportes brasileira, dobrando a participação das ferrovias, ampliando as concessões rodoviárias e os investimentos na eficiência portuária. “Este ano, teremos o leilão da FIOL e a operação da Ferrovia Norte-Sul logo no primeiro trimestre. Também teremos as renovações antecipadas do contrato de concessões de duas importantes ferrovias. Já setor portuário teremos a primeira desestatização portuária do Brasil, administrada pela Codesa (Companhia Docas do Espírito Santo). E ainda no primeiro semestre, a expectativa de validar o BR do Mar, projeto de incentivo à cabotagem, recentemente aprovado pela Câmara dos Deputados, para a movimentação de cargas entre os portos nacionais,” afirmou.

O secretário falou, ainda, sobre a logística durante a pandemia e a operação do transporte de equipamentos médicos, insumos e remédios para o combate à Covid-19. Entre as principais ações, está a transformação digital, que facilita o acesso a serviços do setor de infraestrutura, a operação especial do transporte da totalidade das 240 milhões de máscaras ao Brasil, e a trafegabilidade de sete carretas carregadas com 160 mil m³ de oxigênio para Manaus, pela BR-319/AM.

 

A notícia foi publicada em 27 de janeiro de 2021, na página do Ministério da Infraestrutura. 

https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/noticias/em-webinar-secretario-marcelo-sampaio-fala-sobre-os-desafios-da-logistica-no-brasil
Calendário de eventos
Março