facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: São Paulo assina Acordo de Participação da C40 para cooperação internacional
Notícias Veja mais
São Paulo assina Acordo de Participação da C40 para cooperação internacional - 21/07/2020

A Prefeitura de São Paulo, por meio da equipe de Relações Internacionais, se tornou signatária do Acordo de Participação da rede de cidades C40. O documento possibilita a intensificação das cooperações técnicas para a Prefeitura e para os moradores da capital paulista, principalmente na área internacional.

A cidade de São Paulo faz parte desta rede desde de 2005 e uma liderança na pauta contra a contaminação atmosférica, desenvolvendo ações em eletromobilidade e gestão de resíduos sólidos. O município tem uma relação forte com as outras prefeituras do Brasil e com a rede C40, por meio dos acordos e projetos que abordam a crise climática.

“A C40 tem enorme satisfação de trabalhar com São Paulo em sua ambiciosa agenda climática, centrada na elaboração do plano municipal de ação climática compatível com o Acordo de Paris. A C40 vê São Paulo liderando a rápida transformação de milhares de ônibus para tecnologias zero emissão em seu sistema de transporte. Esses isso compromissos e ações da maior cidade do hemisfério sul em combater a crise climática é parte da solução global que precisamos,” comentou o Diretor Regional C40 para América Latina, Manuel Oliveira.

Os projetos de cooperação da C40 incluem a participação de diversas secretarias municipais na área de gestão pública. Além disso, a Prefeitura está produzindo o Plano de Ação Climática da Cidade de São Paulo, um documento com orientações práticas para a cidade atuar em resposta às mudanças climáticas. Alinhado às metas do Acordo de Paris, o Plano de Ação Climática de São Paulo deve apresentar uma trajetória para atingir a neutralidade de emissões de gases de efeito estufa (GEE) até no máximo 2050 e definir metas para a sustentabilidade, a equidade social e o fortalecimento da governança e colaboração entre atores internos e externos.

“A cidade de São Paulo faz parte de um grupo global formado por 90 cidades que estão comprometidas a conciliar desenvolvimento e meio ambiente por meio das políticas públicas. A adesão a este acordo reforça o empenho da Prefeitura de São Paulo na construção de um futuro sustentável”, declarou o Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes.

Com o objetivo de combater as mudanças climáticas, a rede de cidades C40 é um grupo formado por grandes cidades de todo o mundo. Participam dessa rede as cidades como Buenos Aires (Argentina), Bogotá (Colômbia), Chicago (EUA), Berlim (Alemanha), Johannesburgo (África do Sul), Londres (Reino Unido), Madrid (Espanha) e Melbourne (Austrália); do Brasil, Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA) também fazem parte do grupo.

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/relacoes_internacionais/noticias/?p=300638
Calendário de eventos
Agosto
  • 15
    China-Brazil Digital Trade...
      A São Paulo Chamber of...
  • 25
    ASTA Global Convention 2020
    Expositores incluem representantes de institutos de turismo de diversos...