facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: FIESP destaca a importância da logística para a retomada do crescimento
Notícias Veja mais
FIESP destaca a importância da logística para a retomada do crescimento - 28/06/2018
A área de logística é uma das mais estratégicas e apresenta elevado potencial de crescimento na economia, pois até 2018 devem ser investidos R$ 177 bilhões no setor. Na contramão da economia, a tendência dos empresários é investir na participação de eventos como a MOVIMAT – Salão Internacional da Logística Integrada, que será entre 20 e 22 de setembro, no Pavilhão Branco, do Expo Center Norte, em São Paulo.
O lançamento da feira ocorreu no último dia 6, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), durante as comemorações do Dia da Logística, promovida pela Associação Brasileira de Logística (ABRALOG) e reuniu líderes do setor e entidades ligadas à logística.

Para o vice-presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Paulo Octávio Pereira de Almeida, empresa que promove a MOVIMAT, as feiras continuam sendo local propício para networking. “Nós somos um termômetro da economia como promotores de eventos e feiras. E elas continuam sendo instrumento válido para geração e prospecção de novos negócios. É o caso da MOVIMAT, que é a maior vitrine da logística brasileira e referência para o setor”, declarou.

Há mais de 30 anos atuando no mercado de movimentação e armazenagem, a MOVIMAT consolidou-se no mercado como o único evento que trata a logística de ponta a ponta. Isto é, o evento traz soluções desde intralogística, passando por condomínios, tecnologia da informação, segurança e gestão de risco até diversos fornecedores de soluções multimodais.
“Se antigamente falávamos apenas de movimentação logística dentro das empresas, hoje, estamos expandindo esse conceito e buscando agregar toda a cadeia logística. Essa é uma forma de auxiliar as empresas a aperfeiçoarem seus custos nos processos logísticos”, afirmou.

Sobre a atual situação econômica, Almeida aposta que o setor de logística será um dos que se recuperará rapidamente após a recessão. “É difícil encontrar um setor da economia que não utilize serviços logísticos. E, assim que a situação econômica for retomada, depois desse sabático econômico dos últimos dois anos, esse será com certeza dos primeiros setores a se reerguer e com a força que vinha demonstrando antes”, salientou.A MOVIMAT estima receber 28 mil visitantes, que representam mais de 50 setores da economia.

Retomada da economia
O presidente FIESP, Paulo Skaf, esteve no evento em comemoração ao Dia da Logística, e enfatizou que é hora de retomar a estrada da economia. Ele parabenizou os profissionais pela data comemorativa, missão e trabalho de quem tem cuidado do setor no país. Ele destacou a importância dos empresários que atuam nessa área e a responsabilidade de impulsionar a economia.

O presidente da FIESP salientou que o momento é de união de todos os setores da economia e que juntos devem debater uma solução para o Brasil. “Não é hora de discutir o problema da logística, dos hospitais, do comércio, porque temos um problema maior que é do Brasil. Nós temos que buscar uma solução para o país, pois todos vão tirar proveito disso. Se soltem um pouco do setor e vamos nos unir por uma causa maior, só assim vamos recuperar a economia brasileira.”, alertou.

Segundo ele, o novo momento traz a expectativa de melhora em toda população para que ocorram mudanças positivas. “Agora estamos num novo momento que reacende a esperança, que não está em pessoas, vai depender de nós.”, finalizou.

Infraestrutura é a saída
Para o presidente da Associação Brasileira de Logística (ABRALOG), Pedro Francisco Moreira as obras de infraestrutura são uma das poucas saídas possíveis para que o governo interino possa dar início à retomada do crescimento econômico.

“A Associação Brasileira de Logística acredita que uma grande cartada para o governo seria erguer com vigor a bandeira da infraestrutura, pois os logísticos não têm dúvidas de que a retomada econômica do Brasil passa pela infraestrutura, passa pela logística”, declarou.

E explicou que erguer a infraestrutura é uma proposta de assimilação simples - e, além disso, uma necessidade já debatida exaustivamente nos últimos anos por todos os setores envolvidos.

Jogos Olímpicos
O evento em comemoração Dia da Logística teve como convidado Fernando Cotrim, diretor de supply chain dos Jogos Olímpicos Rio 2016. As Olimpíadas envolvem a maior operação logística em período de paz e segundo Cotrim, o evento exigirá o uso de 250 quilômetros de vias e movimentará 30 milhões de itens.

“É a primeira vez que os Jogos ocorrem na América do Sul e pode ser um momento de virada para o Brasil mostrar o que o país pode fazer e como podemos entregar um evento desse porte”, almeja.

Sobre a MOVIMAT
Promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, a MOVIMAT está consolidada como o principal evento da cadeia logística e deve reunir mais de 28 mil compradores qualificados e tomadores de decisão. A feira envolverá os seguintes setores da cadeia: Intralogística (elevação e movimentação, automação, empilhadeiras, armazenagem e embalagem), Condomínios Logísticos (Real Estate), Multimodalidade, Segurança e Gerenciamento de Risco e Tecnologia da Informação.

A MOVIMAT– Salão Internacional da Logística Integrada é realizada em parceria com a Associação Brasileira de Logística (ABRALOG) e Sindicato das Empresas de Transporte de São Paulo (SETCESP). O evento conta com o apoio de mais de 20 associações e entidades que representam setores governamentais, agronegócio, educação, e-commerce, armazenagem, implementos, transporte dos mais diferentes modais, tecnologia da informação e comércio.

A feira integra o calendário mundial de eventos de transporte e logística da Reed Exhibitions Alcantara Machado, empresa que no Brasil é responsável pela organização da Fenatran – Salão Internacional do Transporte, Salão Internacional do Automóvel, Salão Duas Rodas, entre outros. Globalmente, a companhia conta com um amplo portfólio de eventos na área de transporte e logística pelo mundo, como em Paris, na França, com os eventos Sitl Europe, Supply Chain Event, Eco Transport & Logistic, Intralogistics Paris e Sitl Logistics Solution. Na Índia, realiza os eventos India Warehousing Show e India Transport & Logistica Show, em Nova Délhi e India Cold Chain Show, em Bombaim. A Reed Exhibitions é responsável ainda pelo Supply Chain & Transportation USA, em Atlanta (EUA) e Material Handling, em Bangok (Tailândia).

MOVIMAT – SALÃO INTERNACIONAL DA LOGÍSTICA INTEGRADA
Data: 20 a 22 de setembro de 2016
Horário: das 13h às 20h
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Branco
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme | São Paulo-SP
Mais informações: www.expomovimat.com.br
revistapib
Calendário de eventos
Março