facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: Prêmio para cientista brasileira
Notícias Veja mais
Prêmio para cientista brasileira - 28/06/2018
A gaúcha Márcia: uma brasileira premiada em Paris

A professora e física gaúcha Márcia Barbosa foi a vencedora deste ano na América Latina, pela descoberta de uma particularidade da molécula da água: a anomalia da difusão.


O trabalho mostrou que as partículas da água, em temperaturas negativas e com o aumento da pressão, fluem mais rapidamente. A descoberta pode contribuir para esclarecer a estrutura das proteínas no corpo humano e ajudar na prevenção de doenças (pesquisadores das universidades federais do Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Ouro Preto participaram dela).


Outras quatro cientistas foram agraciadas com o prêmio, que será entregue em março numa cerimônia em Paris (cada uma das cinco premiadas receberá 100 mil dólares). Márcia Barbosa é diretora do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a quarta brasileira a ter o trabalho reconhecido pelo For Women in Science. Para ela, a premiação é um estímulo importante para a pesquisa científica brasileira. “Este prêmio dá visibilidade ao nosso grupo de pesquisa, que atua em uma área muito teórica”, afirma.


revistapib
Calendário de eventos
Março