facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: MTE autoriza 2,3 mil haitianos a trabalharem no Brasil este ano
Notícias Veja mais
MTE autoriza 2,3 mil haitianos a trabalharem no Brasil este ano - 28/06/2018
Secretário de Justiça e Direitos Humanos Henrique Corinto conversa com refugiados haitianos em Brasileia, no Acre

Os números estão no relatório da Coordenação-Geral de Imigração do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e se referem a autorizações para trabalho permanente e temporário, divulgada ontem pela Agência Brasil. Os norte-americanos lideram a lista de concessões nos seis primeiros meses de 2012, com 4,6 mil autorizações.


De forma geral, as autorizações de trabalho são solicitadas ao MTE por empresas interessadas em contratar mão de obra, mas no caso dos haitianos, também foram aceitos pedidos do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), do Ministério da Justiça. De acordo com o presidente da coordenação de imigração, Paulo Sérgio de Almeida, em janeiro deste ano todos haitianos que entraram no Brasil por meio de fronteira receberam documentos para permanecer no país e trabalhar legalmente.


O Acre e o Amazonas são a porta de entrada de haitianos no Brasil. Em 2012, mais de 1,3 mil entraram pelo Amazonas e 930 pelo Acre – o que corresponde a 96,4% do total. Muitos procuram outros estados para morar e trabalhar. Segundo o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Acre, Nílson Mourão, eles partem para Rondônia, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Atualmente, há uma comunidade de 20 haitianos em Brasiléia (AC), onde outros 60 foram detidos, por falta de documentação. Na fronteira do Brasil com o Peru, em Iñapari, há mais de 100, segundo a Agência Brasil, em situação crítica.


Fonte: Agência Brasil
Crédito/fotos: Gleison Miranda /Agência Acre de Notícias


revistapib
Calendário de eventos
Abril