facebooktwitterlinkedinyoutuberss
Publicidade
:: Home :: Notícias :: Ministro participa do lançamento das negociações entre Mercosul e Coreia
Notícias Veja mais
Ministro participa do lançamento das negociações entre Mercosul e Coreia - 28/05/2018

 

25.05.2018 China MJ

 

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge, participou hoje da cerimônia que marcou o lançamento das negociações para um acordo comercial entre os países do Mercosul e a Coreia do Sul. “Esta é uma reafirmação do compromisso com o sistema multilateral de comércio e que busca aproveitar as complementaridades das economias para elevar o nosso intercâmbio comercial”, destacou Marcos Jorge.

Segundo o ministro, o governo aposta na agenda de negociações para impulsionar a inserção do Brasil, junto com o Mercosul, na rede internacional de acordos comerciais para incrementar os números do comércio brasileiro. “As negociações com a Coreia, ainda que apresentem sensibilidades de ambas as partes, serão conduzidas de forma segura. Estou certo de que os dois lados terão flexibilidade suficiente para chegar a um bom resultado”, afirmou.

Marcos Jorge participou do encontro ao lado do ministro de Relações Exteriores, Aloysio Nunes, e dos demais chanceleres do Mercosul. “Estamos dando início a um processo de negociação com o governo sul coreano porque entendemos que é oportuno diversificar as frentes de integração comercial do Brasil. Trabalharemos para chegar a um ponto de equilibro, de modo que seja positivo para o nosso setor produtivo e respeite suas sensibilidades”, explicou o ministro.

Representantes dos quatro governos do bloco sulamericano e também da Coreia participaram, ainda, de fórum empresarial organizado pela KITA, Associação Coreana para o Comércio Internacional.

 

Brasil

A Coreia do Sul mantém relações bilaterais com o Brasil desde 1959. Na última década, o diálogo ocorreu por meio do Comitê Conjunto de Promoção de Comércio e Investimentos, que se reuniu seis vezes. Entre os temas tratados estão a cooperação em micro e pequenas empresas, facilitação de comércio, trocas de informações na área industrial e cooperação na área de investimentos.

A corrente de comércio foi de aproximadamente US$ 8 bilhões em 2017, envolvendo cerca de cinco mil empresas. De janeiro a abril de 2018, houve crescimento de 13,4% em relação ao mesmo mês em 2017, alcançando os US$ 3 bilhões. Marcos Jorge realizou também encontro bilateral com o ministro do Comércio, Indústria e Energia da Coreia do Sul, Paik Ungyu.

“O Brasil é considerado um parceiro de grande importância e uma oportunidade para nós. Muitas empresas coreanas estão no Brasil, investiram muito e geram empregos. Tenho certeza de que um acordo com o Mercosul poderá ter um efeito muito benéfico para ambas as partes”, declarou o ministro coreano.

 

Missão Ásia

A agenda oficial na Coreia inicia missão oficial do MDIC na Ásia com o objetivo de ampliar a cooperação econômica do Brasil em bens, serviços e investimentos. O ministro segue amanhã (26) para a 5ª Feira Internacional da China para o Comércio de Serviços (CIFTIS), em Pequim, que terá o Brasil como convidado de honra.

Na segunda-feira (28), o ministro abre, ao lado do ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, o pavilhão brasileiro na CIFTIS, a maior feira voltada para o setor de serviços da China. O evento é bienal e organizado Ministério do Comércio da China (MOFCOM) e o Governo Popular de Pequim.

“A relação econômico-comercial entre Brasil e China continua se fortalecendo. A China segue como o principal parceiro do Brasil, posição que ocupa desde 2009. A força desse intercâmbio comercial, no entanto, está no comércio de bens. Nosso objetivo, agora, é ampliar o comércio de serviços, que atualmente não condiz com o tamanho das duas economias”, disse Marcos Jorge.

MDIC
Calendário de eventos
Outubro
  • 16
    Rodada de Negócios - Home...
      A São Paulo Chamber of...
  • 25
    Seminário e Sessão de...
      A São Paulo Chamber of...
  • 26
    Art of Living Singapore -...
    Feira que promove conceitos de estilos de vida habitacionais e...