facebooktwitterlinkedinyoutuberss
Publicidade
:: Home :: Notícias :: Pecuária voltou a registrar expansão em 2017, diz IBGE
Notícias Veja mais
Pecuária voltou a registrar expansão em 2017, diz IBGE - 03/04/2018

 

A aquisição de leite cru pelos laticínios que atuam no país sob inspeção sanitária alcançou 6,44 bilhões de litros no quarto trimestre de 2017, 3,2% a mais que no mesmo intervalo do ano anterior. Foi ainda o melhor volume para o período desde 2014, informou ontem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em todo o ano passado, houve aumento de 4,1% na comparação com 2016, para 24,1 bilhões de litros. Segundo especialistas, esses incrementos refletiram os preços mais elevados pagos aos produtores de leite entre maio de 2016 e maio de 2017. Atualmente, o mercado está menos atraente.

Também de acordo com o IBGE, os abates de bovinos cresceram 0,4% no quarto trimestre do ano passado em relação ao trimestre anterior e fecharam o ano em 30,8 milhões de cabeças, uma expansão de 3,8% sobre 2016. Foi o primeiro aumento depois de três anos de quedas, e decorreu da mudança em curso no ciclo da pecuária. Essa mudança é marcada por uma ampliação da oferta derivada do pelo maior abate de fêmeas e maior oferta de machos.

No caso dos suínos, os abates registraram leve alta no quarto trimestre e cresceram 2% em 2017, para 43,2 milhões de cabeças. Esse novo recorde histórico foi impulsionado por projetos de expansão de frigoríficos e também pelo aquecimento das exportações - que voltaram a perder força neste ano em razão do embargo russo.

O abate de frangos, em contrapartida, caiu 3,7% no quarto trimestre e 0,3% em todo o ano passado. Essa relativa estabilidade foi influenciada por barreiras temporárias às exportações erguidas por diversos países depois de deflagrada a Operação Carne Fraca, em 17 de março de 2017. De acordo com uma fonte consultada pelo Valor, cada grande empresa do segmento perdeu no mínimo um dia de abate de frangos por causa da Carne Fraca.

 

Investe São Paulo
Calendário de eventos
Setembro
  • 19
    AAD – Feira de Defesa...
    Com relação à área de defesa, a AAD atrai...
  • 19
    AAD – Feira de Defesa...
    Com relação à área de defesa, a AAD atrai...
  • 19
    China HomeLife e China...
        A CHINA MACHINEX BRAZIL 2018 apresenta mais...
  • 25
    Seminário e Sessão de...
      A São Paulo Chamber of...
  • 27
    Annapoorna Mundo de...
    Fornecimento e alimentos básicos, alimentos finos e...