facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: Japão tem maior crescimento em um ano
Notícias Veja mais
Japão tem maior crescimento em um ano - 19/05/2017

 

O PIB japonês cresceu 0,5% no primeiro trimestre deste ano em relação aos últimos três meses do ano passado, o melhor resultado em um ano para a terceira maior economia global -atrás de Estados Unidos e China.UOL

O resultado foi melhor que o esperado por analistas e marca o quinto trimestre consecutivo de crescimento da economia japonesa, algo que não acontecia desde 2006.

Um dos motivos para a sequência positiva foi o aumento dos gastos dos consumidores, que tinha ficado estagnado nos últimos três meses do ano passado, após uma retração no terceiro trimestre.

O desempenho trás algum alívio para o banco central japonês, que tem demonstrado esperança de que a economia vai conseguir ganhar força e assim elevar os salários dos trabalhadores e a inflação.

Apesar de todos os estímulos econômicos adotados pelo governo japonês nos últimos anos, a inflação no país continua muito baixa.

Em março, os preços (desconsiderando alimentos, considerados mais voláteis) subiram 0,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, muito distante da meta do BC japonês, de 2% ao ano.

A inflação muito baixa nesse caso não é algo positivo, pois reflete que os trabalhadores não estão dispostos a gastar mais. As empresas, por sua vez, como o consumo é baixo, não aumentam os salários dos trabalhadores.

Esse ciclo é alimentado constantemente e, enquanto ele não for rompido, a tendência é que a economia japonesa prossiga a crescer em um ritmo lento, aumentando a sua distância dos rivais americanos e chineses.

Para tentar reverter essa situação, o banco central do país adotou um plano de estímulo que envolve a compra de US$ 720 bilhões ao ano em títulos do governo.

 

Folha de São Paulo
Calendário de eventos
Março