facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: Aumento de produtividade e alta na colheita
Notícias Veja mais
Aumento de produtividade e alta na colheita - 12/01/2017

 

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) estima que a colheita da safra 2016/2017 será de 215,3 milhões de toneladas de grãos. De acordo com a companhia, o aumento da produtividade média das culturas, em recuperação às condições climáticas desfavoráveis da safra passada, deve elevar em 15,3% a produção de grãos no Brasil, comparada à safra anterior.

Segundo o superintendente de Informações do Agronegócio da Conab, Aroldo de Oliveira Neto, até o momento, não há nenhuma anomalia que prejudique as previsões de produtividade. Segundo Neto “o momento agora é de se ter um cuidado muito grande porque temos culturas com necessidades diferentes”.

Para o arroz, por exemplo, ele explica que é preciso a diminuição da chuva para ter luminosidade, já para o milho ele salienta a necessidade de chuva para que haja um desenvolvimento melhor da planta, e para a soja e o feijão é necessário que chova em algumas regiões para maior produtividade, “mas que não chova em outras porque os produtores já estão colhendo”, explicou.

Esse é o quarto levantamento da safra 2016/2017 feito pela Conab, e para o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, além do otimismo pelas condições climáticas e do investimento em tecnologias, o aumento da produção se deve também à incorporação de áreas. “Nos últimos sete anos, incorporamos mais de 11 milhões de hectares ao sistema de produção de grãos. E vamos continuar avançando forte porque ainda temos muitas áreas de pastagens a serem incorporadas, temos novas fronteiras agrícolas”, disse.

Para a safra 2016/2017, a área total tem previsão de ampliação de 1,3%, ou 745,6 mil hectares, quando comparada à safra anterior, podendo chegar a 59,1 milhões de hectares.

Veja as previsões da Conab para cada grão:

Soja: a projeção é de crescimento na produção de 8,7%, podendo atingir 103,8 milhões de toneladas. A área cresceu 1,6.%.

Milho: a primeira safra deverá alcançar 28,4 milhões de toneladas, com um aumento de 9,9% frente à safra 2015/16. Previsão de ampliação de 3,2 % na área.

Feijão: a primeira safra deve obter 1,3 milhão de toneladas, resultado 25,7% superior ao da safra passada.

Arroz: a previsão é de 11,6 milhões de toneladas e aumento de 9,7%. Apesar de ter tido uma redução de área – assim como o algodão – devido à substituição pelo cultivo de soja, o que não ocorreu com as demais culturas de primeira safra.

Algodão: a estimativa é que a pluma deva crescer 10,1% e chegar a 1,42 milhão de toneladas, apesar de uma redução de 5,2% na área cultivada.

Trigo: na safra de inverno 2016, a produção do grão cresceu 21,5%, acima dos números de 2015, e alcançou 6,7 milhões de toneladas. A cevada teve crescimento de 42,5% na produção, que será de 374,8 mil toneladas graças à recuperação da produtividade. A canola e o triticale também apresentaram aumento de área e produtividade, com uma produção de 71,9 mil toneladas e 68,1 mil toneladas, respectivamente.

Guia Marítimo
Calendário de eventos
Março