facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: Fórum Econômico Brasil-Países Árabes acontece na semana
Notícias Veja mais
Fórum Econômico Brasil-Países Árabes acontece na semana - 03/10/2016

 

Na próxima quarta-feira (5), a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira realizará, em São Paulo, o Fórum Econômico Brasil-Países Árabes, reunindo empresários, autoridades e especialistas do Brasil e dos países do Oriente Médio e Norte da África. O tema central do encontro serão os caminhos conjuntos para ampliação e fortalecimento das relações comerciais entre as nações. O evento terá quatro painéis e uma palestra, nos quais serão discutidos temas como a economia mundial, logística, transporte, finanças, certificação halal, além da palestra especial Inovações no Mundo Árabe, ministrada pelo secretário-geral adjunto para assuntos Econômicos da Liga dos Estados Árabes, Mohammed Bin Ibrahim Al- Twaijiri – um dos destaques esperados.

O presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Marcelo Nabih Sallum, considera o fórum “uma excelente oportunidade para aqueles que se relacionam ou pretendem se relacionar com o mercado árabe”, lembrando que a melhor maneira para fazer negócios com os países árabes é conhecendo a economia, os mercados, os hábitos de consumo e a logística de transporte.

Para abordar os assuntos relacionados a transportes aéreos e marítimos de cargas entre o Brasil e os países da Liga Árabe, o painel Transporte e Logística terá representantes das empresas Emirates Cargo e Maersk, especialistas no tema, com mediação do secretário geral da CCAB, Michel Alaby.

No Painel Economia Mundial, estão confirmadas as presenças do vice-ministro de Investimentos do Egito e presidente da Zona Franca para Investimentos (GAFI, em inglês), Mohamed Hany Khodair, e da economista chefe da XP Investimentos, Zeina Latif.

Finanças islâmicas e mercado árabe serão abordados por Ângela Martins, CRO do National Bank of Abu Dhabi (Nbad) no Brasil e Ricardo Portolan, gerente de exportação da Marcopolo. O presidente da Fambras, Mohamed Zoghbi, apresentará aos presentes os detalhes que envolvem a certificação Halal, obrigatória para a exportação de carnes para os países árabes.

Ilustrando os Casos de Sucesso, o evento terá a presença de uma das maiores influenciadoras de moda no mundo árabe, a estilista Tamara Al Gabbani. Empreendedora, atriz e personalidade de TV, Tamara graduou-se em Londres e seguiu carreira em Dubai, onde é proprietária de uma marca de moda com seu nome. Estará com ela no painel, Fernando Galletti de Queiroz, presidente da Minerva Foods, um dos maiores exportadores de carne para os países árabes na atualidade.

Em 2015, o Brasil exportou para os países árabes o total de US$ 12 bilhões, e importou US$ 7 bilhões. Quase um quarto das vendas brasileiras foram carnes e miudezas, seguidas por açúcares, minérios, cereais, produtos químicos, sementes, máquinas pedras preciosas, chás e resíduos de alimentos. No sentido inverso, o Brasil importou dos países árabes combustíveis minerais, fertilizantes, plásticos, sal, químicos orgânicos e inorgânicos, alumínio, materiais elétricos, vestuário e peixes.

Informações e inscrições para o Fórum Econômico Brasil-Países Árabes podem ser consultadas aqui

 

Guia Marítimo
Calendário de eventos
Março