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Porta a Porto e a garantia para o exportador - 24/06/2016

 

Pensando em todas as etapas logísticas para atender seus clientes, um conceito fundamental no processo logístico, o TCP (Terminal de Contêineres de Paranaguá) criou uma célula de Gestão de Fluxos, com foco nos exportadores que utilizam o terminal para armazenamento e estufagem das cargas. De acordo com Juarez Moraes e Silva, diretor Superintendente Comercial da TCP, diferente do cliente convencional, esses clientes trazem as cargas soltas até o Terminal e a TCP realiza todo processo de conteinerização, armazenagem e o embarque da carga para exportação.

Chamada de “Porta a Porto” a célula trouxe novos clientes para o terminal nas áreas de celulose, madeira, carnes congeladas, produtos alimentícios e commodities. “A célula foi criada com objetivo de atender a necessidade de clientes que utilizam a estrutura do Terminal para a estufagem das suas cargas em contêineres. Cada uma dessas etapas logísticas precisa ser controlada já que este cliente precisa cumprir uma programação que garanta a data de embarque de seus produtos”.

Moraes e Silva destaca ainda que o trabalho do terminal se antecipa às necessidades dos clientes, solucionando possíveis problemas existentes no processo, além de otimizar a movimentação das cargas dentro do complexo. “O objetivo é garantir que as cargas sejam embarcadas de acordo com o programado, isto é, no prazo certo”, salienta.

Sem revelar os investimentos aplicados na nova célula, o diretor superintendente comercial do terminal disse ainda que tal inovação só foi possível a partir da estratégia de integração do terminal a cadeia logística. “Todos os armazéns da TCP estão integrados com a ferrovia (são dois operados pela TCP e dois operados em parceria com a Brado), permitindo a realização de serviços agregados de handling e storage, que barateiam os custos totais para os embarcadores”.

A célula que já está em funcionamento desde janeiro de 2016, atende hoje cerca de 30 clientes, alcançando mais de 99% de confiabilidade. “Definimos com o exportador acordos de nível de serviço para cada uma das etapas que compõem o ciclo da Porta ao Porto. Através desta referência, acompanhamos a eficiência operacional e atuamos nas adversidades, priorizando e mantendo as programações de embarque”, enfatiza o diretor.

Entre os principais benefícios para o exportador ele destaca o trabalho proativo da célula que garante que as cargas armazenadas e conteinerizadas dentro do terminal embarquem de acordo com o prazo previsto.

E destaca: “Independente dos imprevistos que possam vir a acontecer no transporte da carga entre a planta do cliente e o embarque no navio, a TCP consegue garantir 99,5% de confiabilidade no embarque, isto é, que a carga foi embarcada no horário contratado”.

Moraes e Silva lembra ainda que o terminal definiu com o exportador acordos de nível de serviço para cada uma das etapas que fazem parte do ciclo da Porta ao Porto. “Através desta referência, acompanhamos a eficiência operacional e atuamos nas adversidades, priorizando e mantendo as programações de embarque”, finaliza. 

Em maio, o setor garantiu que 92% dos acordos de nível de serviço fossem cumprindo dentro do prazo estipulado. Atualmente a célula de Gestão de Fluxo da TCP coordena o embarque de 1100 contêineres mensais e a expectativa é triplicar o número de embarques até o fim do ano.

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