facebooktwitterlinkedinyoutuberss
Publicidade
:: Home :: Notícias :: Novos acordos para o Brasil
Notícias Veja mais
Novos acordos para o Brasil - 15/06/2016

 

A necessidade de novos acordos para o Brasil é um tema muito comentado pelo Guia Marítimo. (Leia no Guia). Nos últimos meses o país tem se intensificado em estabelecer novas parcerias, mas do que necessárias para seu melhor desenvolvimento e competitividade. A boa notícia é que mais um acordo entra para a lista, dessa vez entre Brasil e Paraguai.

Uma ponte ligando os dois países será construída sobre o Rio Paraguai, permitindo o transporte entre as cidades de Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, e Carmelo Peralta, no lado paraguaio. Os serviços aéreos disponíveis entre os dois países também serão intensificados, para facilitar o fluxo de passageiros e cargas.

 

De acordo com o embaixador Eladio Loizaga, o acordo faz parte do desejo de seguir aprofundando a relação entre as duas nações. “Esse acordo, estamos seguros, servirá para desenvolver toda essa zona e ter maior competitividade em tudo que implica na produção, tanto do Brasil quanto do nosso país”, declarou. Dizendo que a ponte permitirá uma conexão interoceânica entre Atlântico e Pacífico, “que sem dúvida trará benefícios para os usuários”.

Para o ministro das Relações Exteriores do Brasil, José Serra, o acordo mostra a importância do Paraguai para as relações exteriores brasileiras. “As relações com o Paraguai, para nós, são centrais, fundamentais. Não apenas porque compartilhamos uma fronteira vasta ou porque 300 mil brasileiros vivem no Paraguai, mas também apontando para o futuro”, destacou.

Permitindo também a ligação rodoviária entre os portos de Santos, em São Paulo, e Iquique, em Antofagasta, no Chile, a nova ponte ampliará a conexão interna do Mercosul e do grupo com o resto do continente. Além da integração física, a parceria comercial também será fortalecida, assegurou o ministro brasileiro. O Brasil é o segundo maior investidor no Paraguai, além de ser o principal destino das exportações paraguaias e também o principal fornecedor de produtos ao país. No ano passado, o intercâmbio bilateral entre os dois alcançou US$ 3,3 bilhões.

Guia Marítimo
Calendário de eventos
Junho
  • 19
    Agritec Africa
    Descrição da feira: A feira do setor agrícola...
  • 25
    35ª Feira Internacional de...
    Acesso ao evento : Somente empresários Horário...
  • 28
    26ª Exposição Técnica de...
    Acesso ao evento : Aberto ao público Horário...