facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: EUA anunciam emendas significativas nas sanções a Cuba
Notícias Veja mais
EUA anunciam emendas significativas nas sanções a Cuba - 17/03/2016

 

2016_03_17_sancoes_EUA_CUBA_2O departamento comercial dos Estados Unidos emitiu uma nota oficial na qual divulga que o OFAC (Office of Foreign Assets Control), o escritório que rege as relações internacionais do Tesouro dos Estados Unidos, em conjunto com o departamento comercial do BIS (Bureau of Industry and Security), anunciaram emendas significativas sobre os controles determinados na regulamentação de intercâmbio com Cuba. Ainda no início deste ano, o Departamento de Transportes dos Estados Unidos havia assinado um acordo com Cuba, permitindo a execução dos serviços aéreos entre os dois países, com aumento significativo das permissões de viagens para cidadãos de ambos os países.


O novo acordo expande também aos cubanos o acesso às instituições financeiras dos Estados Unidos, bem como acesso à moeda americana em Cuba, além de realizar declarações formais de ganhos junto ao fisco. Em 2014, o Presidente Obama havia publicado medidas que já delineavam a intenção de diminuir embargos. As medidas já estão em vigor a partir de ontem (16 de março).


Mesmo que as empresas de qualquer país sigam as próprias leis nacionais, sempre que houver subsidiárias de grupo norte-americano, que adquira tecnologia desenvolvida por empresa norte-americana ou que seja dirigida por cidadão norte-americano, instaladas em qualquer lugar do mundo, podem estar sujeitas a respeitar, além da legislação local, a normas dos Estados Unidos tais como a EAR – Export Administration Regulations e a OFAC – Office of Foreign Assets Control Regulations.

Entre as regras que permeiam o comércio dos dois países, estão a expansão da autorização da “presença física”, ou seja: possuir um escritório, loja ou armazém ligados a entidades que tenham vínculos com projetos sociais sem fins lucrativos para auxílio ao povo cubano; autorização de “presença comercial” (como joint ventures), incluindo exportadores de mercadorias autorizadas no código de comércio exterior com Cuba, ou isentas, entidades que prestam serviços de entrega expressa ou couriers, e prestadores de serviços de transporte e viagens que facilitem as transações autorizadas.


No âmbito da tecnologia, a OFAC expande as atuais regras de importação de produtos cubanos, antes restritas a aplicativos, agora permitidas para softwares também.


Os embarques de cargas em navios também estão permitidos: as cargas autorizadas poderão ser transportadas dos Estados Unidos para Cuba, para então serem dirigidas a outros países, em presença de outras mercadorias adicionais, carregadas nos Estados Unidos. No setor privado cubano, o BIS relata que estudará caso a caso a política de licenças de exportações e re-exportações de itens que deverão facilitar as exportações de produtos cubanos produzidos pela indústria privada.

Para acessar as regras do Tesouro Americano acerca do assunto, clique aqui.

Guia Marítimo
Calendário de eventos
Abril