facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: Exportação anual de café se mantém estável, porém com queda de receita
Notícias Veja mais
Exportação anual de café se mantém estável, porém com queda de receita - 29/02/2016

O Brasil registrou exportações de 36,5 milhões de sacas de café em 12 meses, com destaque para o tipo arábica, que chegou a 17,9 milhões de sacas, ficando assim com o melhor desempenho dos últimos cinco anos. Os números foram fechados em janeiro de 2016 pela equipe de estatística do CeCafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil) e não ficaram muito distantes dos 36,4 milhões de sacas vendidos em 2014.


Desvalorização Cambial
Embora o volume de exportações tenha se mantido estável com ligeiro crescimento, devido à desvalorização cambial, a receita com as exportações também sofreu queda de 7% se comparado a 2015, e de 30% na comparação com os valores praticados em 2011.


2016_02_29_ceCafe_tabela1


As vendas do mês de janeiro ficaram em 2,7 milhões de sacas, 11,5% a menos do que o total de exportações do mesmo mês em 2015 (3,05 milhões de sacas), o que “já era esperado, pois as condições climáticas desfavoráveis interferiram na produção, afetando diretamente as exportações neste 2º semestre do ano-cafeeiro 2015/2016”, afirma Nelson Carvalhaes, presidente do CeCafé. “A expectativa, contudo, é muito otimista. O Brasil já representa quase 40% do consumo mundial de café – seja para o mercado externo ou suprindo a demanda interna”, complementa Carvalhaes.

O CeCafé espera que, a partir do início do próximo ano-safra (em julho), a tendência seja de retomada intensa das exportações. “Temos estoques baixos no Brasil, pois tudo que é produzido é vendido. A demanda é crescente e, ao longo da próxima década, o país precisará produzir cerca de 12 milhões de sacas a mais, pois sabemos que, além do consumo estar em uma curva ascendente, nossa fatia de participação também dá sinais de crescimento, com a média anual de 2,4% do consumo global a mais só nos últimos quatro anos”, acrescenta.

Espresso Brasileiro
Os principais países para os quais o Brasil exportou foram Estados Unidos, Alemanha, Itália e Japão.

2016_02_29_ceCafe_tabela2

Confira aqui o relatório mensal do CeCafé

Guia Marítimo
Calendário de eventos
Abril