facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: Plano nacional de exportação estará entre os temas de destaque no ENAEX 2015
Notícias Veja mais
Plano nacional de exportação estará entre os temas de destaque no ENAEX 2015 - 29/07/2015

A Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) lançou nesta terça-feira, 28/07, em São Paulo, a 34ª edição do Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX 2015). O evento contou com a presença do secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Marcelo Maia; do diretor da Câmara Americana (Amcham-Brasil), Pedro Santos; e do presidente da AEB, José Augusto de Castro.

O secretário de Comércio e Serviços destacou a importância do Plano Nacional de Exportação para a economia brasileira e falou sobre os cinco pilares do Plano: acesso a mercados; ampliação de parcerias por meio da remoção de barreiras; promoção comercial; facilitação do comércio: desburocratização e simplificação dos processos aduaneiros com o objetivo de reduzir prazos e custos; e o financiamento e garantia às exportações por intermédio do aperfeiçoamento e aumento de recursos para o Programa de Financiamento às Exportações (Proex), o BNDES-Exim e o Seguro de Crédito à Exportação, assim como o aperfeiçoamento de mecanismos e regime tributários para o apoio ao setor.

"Nós temos vários desafios, mas um dos principais é a descentralização, uma vez que as exportações acontecem, sobretudo, nas regiões Sudeste e Sul do país. O Ministério está disposto a ouvir as empresas brasileiras e suas reivindicações", afirmou Maia.

Para o presidente da AEB, José Augusto de Castro, é importante ressaltar que o comércio exterior ganha espaço na agenda do governo. "Nesta quarta-feira (29) eu participarei em Brasília da segunda reunião do Conex (Conselho Consultivo do Setor Privado da Câmara Brasileira de Comércio Exterior), isso mostra uma preocupação e dedicação do ministro Armando Monteiro com o comércio exterior, mas se nós queremos exportar, precisamos criar condições para que as empresas tenham condições efetivas de usar as linhas de crédito disponíveis para eles", pontuou.

Na ocasião o vice-presidente da entidade, Fabio Faria, apresentou o projeto do Enaex, que acontece dias 19 e 20 de agosto, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. Para o evento estão confirmadas as presenças dos ministros Armando Monteiro e Joaquim Levy. Informações no site www.enaex.com.br.

Assessoria de imprensa da AEB
Calendário de eventos
Abril