facebooktwitterlinkedinyoutuberss
Publicidade
:: Home :: Notícias :: Brasil ajuda africanos a facilitar comércio
Notícias Veja mais
Brasil ajuda africanos a facilitar comércio - 11/06/2014

Foi assinado, em Genebra, na Suíça, um acordo para desenvolvimento de projetos que facilitem o comércio entre o Brasil e os países africanos. O memorando foi firmado entre a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Centro Internacional de Comércio (ITC). Nesta terça foram comemorados os 50 anos da entidade internacional.

Pela cooperação, será apresentada a experiência do desenvolvimento do programa Portal Único de Comércio Exterior, do governo brasileiro, coordenado pela Secex e pela Receita Federal do Brasil. "O Brasil vai liderar a implementação das medidas de facilitação comercial previstas em Bali", afirmou pelo secretário de Comércio Exterior do MDIC, Daniel Godinho, que esteve no encontro. Godinho se referiu ao acordo firmado pelos países membros da Organização Mundial do Comércio (OMC), em dezembro passado, na Indonésia.

O programa brasileiro estipulou ações para reduzir a burocracia e o tempo gasto para realizar as operações de exportação e importação. Pelo acordo firmado com o ITC, será fornecida assistência técnica por meio de especialistas brasileiros e a realização de seminários e workshops nos países africanos sobre medidas de facilitação de comércio.

ANBA
Calendário de eventos
Maio
  • 27
    C2 Montreal 2020
    C2 Montreal é o evento de alta projeção da...
  • 28
    Webinar COMUS: Mecanismos de...
    O Comitê de Usuários dos Portos e Aeroportos do Estado de...