facebooktwitterlinkedinyoutuberss
Publicidade
:: Home :: Notícias :: Internacionalização eleva competitividade, afirma secretário
Notícias Veja mais
Internacionalização eleva competitividade, afirma secretário - 06/06/2014

O secretário de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Nelson Akio Fujimoto, afirmou no fórum que o processo de internacionalização das empresas brasileiras é fundamental para dar um salto de produtividade e inovação.

"A indústria brasileira tem olhado muito para o mercado interno, poucos são os que olham para o mercado externo. Quem atua no mercado externo é mais competitivo e inova mais", afirmou.

Segundo o secretário, o Brasil aplica 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) em pesquisa e desenvolvimento e tem cerca de mil cientistas e engenheiros para cada um milhão de habitantes. Esse número de profissionais é bastante inferior a outros países, destaca.

"Temos profissionais excelentes aqui, mas a quantidade e a qualidade de alguns setores específicos não nos permitem dar um salto inovador", afirmou.

Fujimoto destacou que, de 2000 a 2010, o investimento em ciência e tecnologia saltou de R$ 8 bilhões para R$ 32 bilhões. "Esses dez anos de aplicação de recursos foram fundamentais para criar uma estrutura básica de pesquisas nas universidades. Nosso patamar de ciência e tecnologia evoluiu."

Fujimoto destacou também a importância de investimentos em startups e disse que elas precisam ser cada vez mais incorporadas nas políticas de inovação. "Nenhum país teve sucesso em inovação sem apoiar startups", afirmou.

Resultado. O professor do centro de políticas públicas do Insper, Naercio Menezes Filho, afirmou que o governo precisa estimular mais a concorrência das empresas e que há muito dinheiro sendo gasto sem resultado. "Temos de permitir que pequenas empresas com novas ideias cresçam", destacou.

O vice-presidente da Granbio, Alan Hiltner, ressaltou que as políticas brasileiras ainda têm restrições de acesso ao crédito por parte de pequenas empresas. "As garantias exigidas são tão altas que frequentemente não estão ao alcance das startups", disse. "Acredito na vocação inovadora do Brasil e sabemos que ela depende mais de boa vontade do que de fatores estruturais."

O Estado de S. Paulo
Calendário de eventos
Junho
  • 19
    Agritec Africa
    Descrição da feira: A feira do setor agrícola...
  • 24
    Indonesian Night
    O Indonesia Trade Promotion Center São Paulo (ITPC) e a...
  • 25
    35ª Feira Internacional de...
    Acesso ao evento : Somente empresários Horário...
  • 28
    26ª Exposição Técnica de...
    Acesso ao evento : Aberto ao público Horário...