facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: Brasil e Argentina acertam passos
Notícias Veja mais
Brasil e Argentina acertam passos - 09/05/2014

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges, informou ontem, em audiência pública na Comissão de Relações Exteriores do Senado, que o Banco Central da Argentina aceitou o pagamento à vista de todas as exportações brasileiras dirigidas para lá. Como a Argentina estava com problemas de divisas, o governo estava limitando a saída de moeda do País. Por isso, as empresas brasileiras, principalmente as montadoras automobilísticas, estavam preocupadas que o pagamento de suas exportações fosse represado.

Ele informou também que o acordo automotivo Brasil-Argentina, que expira no dia 30 deste mês, será prorrogado provisoriamente por um ano. Para os 12 meses seguintes, haverá um cronograma de trabalho para fechar um acerto definitivo. "O objetivo é trazer a cadeia automotiva para o livre comércio que está previsto há muito tempo nas negociações com o Mercosul, como já ocorre com todos os outros setores", disse Borges.

Mercosul-UE

Uma terceira informação foi a de que até terça-feira próxima o Mercosul terá pronta uma proposta de liberalização do comércio para ser apresentada à União Europeia. Segundo ele, uma última reunião técnica acontecerá na próxima segunda e terça-feira, em Caracas, para fechar a oferta do bloco. Buenos Aires, segundo Borges, não está sendo um óbice para a conclusão da proposta. "Estamos trabalhando lado a lado e estamos esperançosos de que no final do mês iremos a Bruxelas dizer à União Europeia que estamos prontos para efetivar a troca de ofertas", afirmou.

Borges afirmou ainda que o Mercosul não aceitará um acordo de livre comércio com a UE sem uma proposta agrícola "pra valer". "Queremos vantagens claras", disse.

Ele lembrou que o Mercosul estará abrindo a sua indústria e quer vantagens competitivas na área agrícola. "Temos que chegar ao centro do ringue e dizer: o que vocês têm de interessante para nos oferecer?", afirmou o ministro.

Diário do Comércio
Calendário de eventos
Abril