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Artefatos de couro brasileiros ganham marca internacional - 27/01/2014

Os artefatos produzidos no Brasil vão ganhar um impulso para as exportações. A Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (Abiacav) lançou neste mês uma marca internacional, a Brasil by Bags, que fará parte das campanhas de vendas de produtos do segmento no exterior e será usada como identidade comum por empresas que integram um projeto de exportação do setor liderado pela Abiacav e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).

O slogan que acompanha a marca é: "Brasil by Bags - Seja bem vindo a um Brasil feito de couro, cores e inspirações". Ele sintetiza as principais características dos artefatos fabricados no Brasil e deverá funcionar como uma identidade para o produto nacional. "A gente é bom em produto de couro, está acima da média", afirma o gerente do projeto Brasil by Bags, Paulo Kieling, lembrando que o País tem ótimos curtumes e reúne toda a cadeia de artefatos.

"O Brasil também é colorido", afirma ele, relatando que a marca tem como base as cores verde, amarelo e azul, da bandeira. A Abiacav usou as derivações do verde, observando as tonalidades das matas, o amarelo do sol, do por do sol e suas nuances, o azul das praias e mares. Tudo isso foi traduzido em uma cartela de cores. Também faz parte da campanha a alegria do folclore e das festas das cidades brasileiras. "Decodificamos a brasilidade."

Para chegar à essa identidade, a Abiacav começou a trabalhar em setembro do ano passado. Usou como base um estudo feito sobre o setor em 2012 com 2.500 empresas. Ele serviu para ter o perfil de produção, a capacidade, o preço médio, os tipos de produtos fabricados. Depois foram feitos encontros e discussões para que as indústrias do segmento pudessem participar da criação da marca. Cerca de 30 empresas participaram, segundo Kieling.

A marca Brasil by Bag será utilizada sempre que a Abiacav e a Apex promoverem eventos com foco internacional. É caso da participação em feiras no exterior. Na próxima semana, empresas do projeto de exportação irão a uma mostra na Colômbia e o estande será todo ambientado com as características do Brasil by Bag. As empresas do projeto, que são 50, também poderão usar a marca em suas campanhas, com autorização da Abiacav. Para isso elas deverão seguir um manual e observar uma série de requisitos.

"Os estrangeiros querem produtos que têm a cara do Brasil", afirm Kieling. O projeto de internacionalização começou a ser implementado na metade do ano passado e o foco, até a metade deste ano, são os mercados da Colômbia, Estados Unidos e Itália. Segundo o gerente, a Colômbia é também um "hub" para outros mercados como Peru, Panamá, Equador, etc. Os Estados Unidos são o maior importador do mundo do segmento e a Itália é um ponto de partida para o mercado do Leste da Europa e do Oriente Médio.

Em uma segunda fase, outros dois novos mercados foram eleitos como foco: a Rússia e os Emirados Árabes Unidos. De acordo com Kieling, o objetivo é chegar ao mercado árabe como um todo por meio dos Emirados, que também funciona como um "hub" na região. As exportações do segmento estão ao redor de US$ 50 milhões ao ano e a ideia é dobrá-las em um ano com a execução do projeto de exportação.

A produção do segmento, segundo dados de 2012, é de 50 milhões de peças e o faturamento de US$ 3 bilhões. A fabricação está concentrada principalmente nas regiões Sul e Sudeste. Os itens produzidos pela indústria são muito variados, mas o grande foco são as bolsas. Há, no entanto, desde fabricação de carteiras até cintos, porta laptops, tablets e passaportes, além de pulseiras de couros, entre outros.

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